DJ Anderson do Paraíso, Wolf Eyes & Anthony Braxton e CAVEIRA no novo lote de confirmações para a 20ª edição do festival do Barreiro, que acontece de 2 a 6 de outubro.
Ulla & Perila, LEIDA, Lenhart Tapes & Tijana Stankovic e carolf completam este segundo anúncio.
A segunda vaga de confirmações para a edição que assinala o 20º aniversário do festival de música exploratória do Barreiro inclui quatro estreias absolutas em Portugal: Wolf Eyes & Anthony Braxton – quase impossível imaginar melhor concerto para assinalar 20 anos de festival, reunindo no palco um dos nomes mais definidores da era que viu o OUT.FEST nascer, autores de um dos concertos mais míticos da história do festival (com direito a invasão de palco no Auditório Municipal Augusto Cabrita, em 2007) e banda em constante reinvenção, aqui reunida ao Sr. Anthony Braxton, nada menos que um dos maiores nomes vivos do jazz mundial.
Seguem-se mais duas colaborações: a poeira cósmica à meia-luz do duo transatlântico
Ulla & Perila, e a psicadelia balcânica de Lenhart Tapes com a convidada Tijana Stanković: quatro walkmans e uma voz fora deste mundo que remetem para um universo paralelo em que a Eurovisão continuaria a ser o barômetro das vanguardas da pop.
Por fim, neste lote internacional que faz o pleno de estreias, o OUT.FEST recebe DJ Anderson do Paraíso, nova voz e voz de novas possibilidades para o funk brasileiro, produtor belo-horizontino cujo disco de estreia “Queridão” acaba de sair pela editora ugandesa Nyege Nyege tapes – ou a globalização a funcionar de forma inteiramente inesperada.
Seguem-se três destaques nacionais: o regresso de outra banda fundadora e com impacto geracional no OUT.FEST, os CAVEIRA, nome que vem agraciando o cartaz do festival ao longo da sua história, em 2024 com formação consolidada e – finalmente – álbum na bagagem: “Ficar vivo”. Outras vozes, oito vozes, muitas vozes, ou LEIDA, órgão imaginado de laringes múltiplas por Mariana Dionísio, na companhia de luminárias como Leonor Arnaut ou Beatriz Nunes. Por fim, chega-se à sala de estar, com carolf, uma das DJs que mais se tem notabilizado no seio das Living Room Sessions, festas intimistas, ambient e mais além, que têm ocupado casas particulares de Lisboa ao longo dos últimos anos.
🖋 redação / press release