Os concertos Ciclo Mundos estão de volta com O Gajo

O Ciclo Mundos 2021 está de regresso, depois de uma paragem forçada pela pandemia de covid-19, com O GAJO, uma proposta musical intercultural, intergeracional e universalista, no Teatro da Trindade INATEL, dia 22 de Junho.

 

Depois de 28 anos no circuito Punk Rock, João Morais escolhe em 2016 a Viola campaniça para expressar a sua arte. Este instrumento de raiz tradicional Portuguesa é assim a figura central de um projecto instrumental com referências arábicas e mediterrânicas numa nova linguagem para uma viola antiga, que na sua melhor tradição renasce pelas mãos d’O GAJO.

Se em 2020 a pandemia travou os concertos e quase toda a atividade cultural, não travou a capacidade criativa do GAJO que, numa resposta a essa paragem, mergulhou na composição de um novo disco. Novas ideias, novas fórmulas e pela primeira vez em formato trio, o novo disco “Subterrâneos” lançado em março de 2021. Com Carlos Barretto no Contrabaixo e José Salgueiro na Percussão, as composições ganham nova dimensão e levam a Viola Campaniça para novos territórios que ao vivo com momentos arrebatadores.

 

Desde 2016, no âmbito de uma parceria global com o Festival Músicas do Mundo de Sines, que a Fundação INATEL promove, em Lisboa, no Teatro da Trindade INATEL a iniciativa musical Ciclo Mundos, programa anual que abre caminho e dá espaço à música que se faz no mundo, protagonizando uma atitude que reflete e representa os valores e os grandes propósitos que enquadram a atividade da Fundação

 

 

Partilha