Os 15 anos do Seia Jazz & Blues celebram-se em março

O Festival Seia Jazz & Blues sobe à Serra para mais uma edição, a 15ª. Entre os dias 18 e 24 de março, o Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia volta a ser o palco privilegiado para ouvir o que de melhor o jazz e o blues têm para oferecer, mas não só. Está igualmente assegurada a vertente pedagógica e o compromisso com as escolas do concelho de Seia de levar o jazz a várias instituições de ensino público, com a realização de workshops e uma série de aulas interativas a cerca de meio milhar de alunos do ensino pré-escolar ao secundário.

Entre 18 e 20 de março, a iniciativa “Escolas com Jazz” vai contar com a participação da Big Band da EPSE, projeto que nasce no âmbito da disciplina de “Projetos Coletivos de Improvisação” do Curso Profissional de Instrumentistas de Sopro e Percussão/ Cordas e Tecla da Escola Profissional da Serra da Estrela. Os alunos das escolas do concelho vão assim ser desafiados a improvisar e a desenvolver um repertório baseado em standards do Jazz e do Blues, incentivando-os à criação artística e musical. Além das aulas interativas com a Big Band EPSE, o público em geral é chamado ao festival com atuações paralelas aos concertos, que se realizam no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia.

No dia 21 de março, a Big Band EPSE deixa as escolas para uma atuação ao vivo  na Casa da Cultura de Seia, tendo como convidados o guitarrista Ricardo Pinheiro, o trompetista espanhol David Solernou Bellido e as jovens cantoras de jazz Bárbara Maximino e Beatriz Araújo.

No dia 22 de março, sexta, as artérias principais da cidade de Seia enchem-se de música com a banda Dixcartável, bem ao estilo das bandas Dixieland. Algures entre o imaginário de Nova Orleães e o blues vai existir muita animação.

No dia 23 de março, às 15 horas, será a vez de subir ao palco o trio composto por Ernesto Rodrigues, Fred Lonberg-Holm e Rodrigo Pinheiro para uma revisitação coletiva das suas referências, numa homenagem a quem abriu novos caminhos para a improvisação. À noite será a vez do trio Elas e o Jazz (na foto), para recriar, a três vozes, o universo sempre contemporâneo dos musicais clássicos da Broadway e dos clubes de jazz de Nova Iorque.

 

O encerramento do Festival Seia Jazz & Blues, a 24 de março, caberá a Voro Garcia Quintet, formado por um dos maiores músicos de jazz da atualidade, o trompetista Voro Garcia, referência incontornável do jazz espanhol, acompanhado por grandes músicos como Demian Cabaud, Jeffery Davis, José Pedro Coelho e João Pereira.

Partilha