O ciclo Novos Talentos do Jazz celebra 10 anos e, em tempo de balanço, o diretor artístico da Orquestra Jazz de Matosinhos recorda “a necessidade de promover os talentos emergentes do jazz, de Portugal e de Espanha”. Pedro Guedes afirma que “a primeira vez como solista numa orquestra é sempre especial”, uma oportunidade que já marcou a carreira de 18 músicos, entre eles Sofia Ribeiro, Rita Maria, Ricardo Toscano, João Mortágua, João Barradas, José Soares.
A 23 de março, às 22h00, realiza-se o 19.º concerto dos Novos Talentos do Jazz, no Teatro Municipal Constantino Nery, com a saxofonista Irene Reig, uma das compositoras mais ativas no panorama jazzístico em Espanha.
Com direção de José Pedro Coelho, este concerto vai contar com temas de Guillermo Klein, Maria Schneider, Ohad Talmor, Duke Ellington, Thad Jones, Perico Sambeat e dois originais de Irene Reig – com arranjos de Estela Alexandre e José Stark, que trabalham pela primeira vez com a OJM.
Líder do octeto The Bop Collective e do trio Irene Reig, com repertório próprio, é presença habitual nos palcos europeus. Professora na Escola Superior de Música da Catalunha e da Escola Superior d’Estudis Musicals – Taller de Músics, fez o Conservatório em Piano clássico, e mais tarde em Saxofone Jazz. Enquanto fazia o mestrado na Califórnia, gravou o seu álbum de estreia, “VIEWS”, onde contou com a colaboração do trompetista John Swana.