A Orquestra Jazz de Matosinhos convidou Ricardo Ribeiro para um concerto especial na Casa da Música, dia 30 de março. Dono de uma voz que transporta liberdade e rebeldia, figura singular no universo do fado contemporâneo e da world music, Ricardo Ribeiro tem-se destacado em nome próprio, mas também ao lado de músicos como Rabih Abou-Khalil, Rão Kyao e Rui Veloso.
Em 2019, ao lado de João Paulo Esteves da Silva, lançou o álbum “Respeitosa Mente”, que serve de inspiração para este concerto na Casa da Música onde a Orquestra Jazz de Matosinhos, o pianista e o fadista vão transportar, para o universo da big band, criações que cruzam a música tradicional portuguesa com o jazz.
Com curadoria de João Paulo Esteves da Silva, os temas têm arranjos de Pedro Guedes, Carlos Azevedo, João Pedro Brandão, José Pedro Coelho, Telmo Marques, Filipe Raposo e Nuno Guedes de Campos.
Recorde-se que, nos últimos anos, a Orquestra Jazz de Matosinhos convidou músicos de vários estilos musicais para reverem as suas músicas com arranjos para big band, como, por exemplo: Mayra Andrade, Sérgio Godinho, Manel Cruz, Guinga, Manuela Azevedo, Maria João, Marta Ren, Fay Claassen, Dee Dee Bridgewater, Rebecca Martin e Rui Reininho.