Orquestra Bamba Social… Samba, suor e muita folia na Super Bock Arena

Para quem não conhece, na antiguidade o Inverno era considerado o momento em que reinavam espíritos que precisavam ser expulsos para que o Verão retornasse. O Carnaval é um ritual de reversão, pode ser considerado um rito de passagem da escuridão para a Luz; o inicio da transição da pouca luz no Inverno até atingir o máximo de luz no Verão. A primeira festa do novo ano para a celebrar a vinda dos dias com mais luz, que indicava que o inverno seria afastado e que a fertilidade do solo poderia retornar na primavera.

 

Na noite de Sábado, 10 de fevereiro, a Orquestra Bamba Social, durante mais de 2 horas, promoveu um autêntico ritual de música, cor, alegria, vibração e calor. Num repertório recheado com inúmeras músicas brasileiras conhecidas mundialmente, serviu de gatilho para o público extravasar a sua vontade; trocar o frio do inverno pelo calor humano; a roupa tradicional pelo fantasia animada e caricata; os problemas do dia a dia pela alegria; os desgostos pelos abraços; as discussões pelos beeeiiiiijjjos…

Teve de tudo, desde pessoas sem fantasias ou com fantasias criadas na hora, até as tradicionais: fadas, gatinhas, bailarinas, ursos, panteras, palhaços, baianas, operários, etc, etc… O que importava era soltar a alegria e ser feliz do jeito que cada um queria, da maneira que cada um escolheu e com quem escolheu.

 

O Baile de Carnaval promovido pela Sons em Trânsito, começou com um set de Reagge, pelas mãos do Dj Baltazar, que serviu para o esquenta. Logo de seguida entrou em cena a Orquestra Bamba Social que incendiou a plateia. A seguir, para continuar com a folia, um set de música Global com o Dj Sirene, finalizando com um set de Funk Carioca pelo Dj Saint Caboclo.

Quem não acredita que a música é capaz de unir Povos, Classes, Ideologias, Géneros etc, não deve bater muito bem do tico e do teco. Ups!!! alguns vão achar que este paragrafo está um pouco politizado. Tenho pena, mas não é uma indireta, é apenas um facto comprovado diretamente direcionado para alguns.

É Carnaval, não levem a mal… Ups!!! lá estou eu novamente…santa ironia…

 

🖋 📸 Sérgio Pereira

Partilha