O projecto CANEX regressou ao Portugal Fashion…

Na edição 51 do Portugal Fashion, o projeto CANEX (Creative African Nexus) Presents Africa at Portugal Fashion voltou a trazer ao Porto designers africanos, que apresentaram as suas coleções em formato desfile.

O terceiro dia de desfiles contou com as apresentações da coleção Uma Breve História De África, Antes Das Fronteiras de MASA MARA, a coleção HOME-CODING do nigeriano Emmy Kasbit e da coleção DAHOMEY de Christie Brown.

A coleção é uma encarnação da história africana contada quando estava livre de fronteiras, o que pensamos que é agora, e onde pensamos que deveria estar.

Cada peça de vestuário representa um capítulo desta história e levar-nos-á através da minha viagem pessoal, através das fronteiras, na esperança de uma África sem fronteiras. Queremos também sublinhar, através da coleção, como a crise das fronteiras criou divisão e separação através da perda da própria identidade e da ligação humana uns com os outros como resultado. 

HOME-CODING do nigeriano Emmy Kasbit  é uma exploração cultural e de moda das tradições e valores associados ao regresso anual comemorativo dos indígenas Igbo

Inspirada nas mulheres amazónicas DAHOMEY – um regimento todo feminino do Reino Dahomey que existiu nos anos 1600 – a coleção de Christie Brown representa a versão evoluída de uma mulher já confiante e poderosa. Com texturas distintas, cores outonais ricas, e elementos estruturais/silhuetas esculpidas com a assinatura do bordado CB, as peças desta coleção servem como ferramentas para melhorar a mulher já segura de si, ousada e com poder de decisão, que está em plena aceitação de si mesma.

 

Fotografias: Paulo Homem de Melo

Partilha