Depois do sucesso da primeira edição, o Festival Ponte d’Lima regressou à Expolima nos dias 1, 2 e 3 de agosto de 2024.
Os !!! Chk Chk Chk habitam um lugar estranho do indie onde o funk se mistura com o rock, e este com a electrónica, o house ou o punk.
Formados em 1995, resultante de uma fusão das agora extintas bandas Popesmashers e Black Licorice, os dois colectivos decidiram misturar, e bem, os seus sentimentos disco-funk, mas com um sabor mais agressivo ao convidar Nic Offer dos Yah Mos para criar os !!!.
O nome da banda foi inspirado pelas legendas do filme The Gods Must Be Crazy, no qual os sons de clique da língua Khoisan eram representados por “!”. Mas como os próprios membros da banda dizem, !!! é pronunciado repetindo qualquer som monossilábico três vezes. “Chk Chk Chk” é a pronúncia mais comum.
Depois da passagem em maio de 2023 pelo hard Club no Porto, a banda de Nic Offer regressou a Portugal com um bem polido e impressionante catálogo de músicas, destacando-se a mais recente aventura “Let it Blue” de 2022.
Numa noite em que o Festival Ponte d’Lima foi transformado numa enorme pista de dança, não podemos deixar de referir Nic Offer como o verdadeiro responsável pelo caos dançante verificado. Com o seu cabelo grisalho despenteado, calções extremamente curtos e, por vezes, timbres vocais questionáveis, Offer levou todas as boas vibrações para o palco e fora dele. Não deixou a sua energia por conta alheia e literalmente saltitou entre o publico e o palco praticamente durante todo o set.
Sabendo como animar o público, os seus movimentos de dança em colaboração com Meah Pace já são emblemáticos, características do seu estilo musical diverso e inovador.
🖋 Sandra Pinho
📸 Paulo Homem de Melo