O Pai, o comovente drama familiar realizado pelo dramaturgo francês Florian Zeller, está nomeado para a 78ª edição dos Globos de Ouro nas categorias de Melhor Filme-Drama, Melhor Ator-Drama, Melhor Atriz Secundária e Melhor Argumento. Com Anthony Hopkins e Olivia Colman nos principais papéis, esta é a primeira longa-metragem de Zeller e retrata a experiência labiríntica e confusa de alguém que vivencia demência.
Adaptado a partir da premiada peça de teatro homónima de Florian Zeller – Prémio de Melhor Peça de Teatro do Prémio Molière (França, 2012) e do Prémio Tony (na sua adaptação para inglês, 2016) que estrearia em 35 países, Zeller traz-nos um drama familiar – ora thriller, ora humor negro -, que, centrando-se na dinâmica entre Anthony (Anthony Hopkins) e Anne (Olivia Colman), procura explorar o impacto da velhice no próprio e naqueles que o rodeiam, com sublinhando a fragilidade e empatia que caracterizam a condição humana.
Na adaptação para o grande ecrã, Zeller voltar a trabalhar com Christopher Hampton (que traduzira a peça para inglês), vencedor do BAFTA e do Óscar® de Melhor Argumento por ‘Ligações Perigosas’, e nomeado na mesma categoria para o Óscar® e o Globo de Ouro por ‘Expiação’.
Depois da sua estreia mundial no Sundance Film Festival, O Pai tem sido bem recebido quer pelo público, quer pela critica, na sua apresentação em festivais internacionais de cinema como o de Toronto, San Sebastián ou Zurique, sendo um forte candidato à 93ª edição dos Óscares®.
Os vencedores da 78ª edição dos Globos de Ouro – prémios atribuídos pela Hollywood Foreign Press Association que distinguem as melhores produções do cinema e da televisão do ano – serão conhecidos a 28 de fevereiro.