O Monstrare – Mostra Internacional de Cinema Social está de regresso a Loulé

A 10.ª edição da Monstrare – Mostra Internacional de Cinema Social, realiza-se de 23 a 28 de janeiro de 2024 em 4 espaços de Loulé, e volta a integrar a programação do Algarve Film Week. Composta por sessões de curtas, documentários e longas-metragens nacionais e internacionais, assim como workshops, masterclasses e momentos dirigidos à indústria.

 

A Monstrare arranca na segunda-feira, dia 20 de janeiro, no Palácio Gama Lobo, para apresentação do Plano Municipal de Cinema. Às 17h do dia 21 de janeiro, no Convento é exibido o filme “Os Demónios do Meu Avô“, longa-metragem de stop motion realizada por Nuno Beato e que conta com as vozes de Victoria Guerra, Ana Sofia Martins e Nuno Lopes.

 

Para celebrar os 50 anos do 25 de Abril, a Monstrare apresenta uma secção intitulada “50 Anos de Liberdade”, composta pelos filmes “Cartas a uma Ditadura“, documentário português realizado em 2006 por Inês de Medeiros a partir da descoberta de centenas de cartas de mulheres que em 1958 responderam a uma desconhecida circular de um misterioso Movimento Nacional das Mulheres Portuguesas e “Nayola“, filme de animação de José Miguel Ribeiro que recebeu o Prémio Melhor Animação na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo 2022 e que teve a sua estreia comercial nos cinemas portugueses em 2023.

O filme “Cartas a uma Ditadura” vai ser apresentado no dia 22 de janeiro, às 14h30, na Escola Secundária de Loulé, no âmbito do Plano Nacional do Cinema, e “Nayola” no dia 24, às 18h, no Cineteatro Louletano.

 

O realizador Luís Campos vai estar presente em Loulé, no dia 24 de janeiro, para apresentar duas curtas-metragens realizadas por si, “Boca Cava Terra” e “Monte Clérigo“. No mesmo dia, no Cineteatro Louletano é apresentado, em antestreia comercial, “O Bêbado“, realizado por André Marques, que estará presente na sessão, um filme que recebeu o Prémio FIPRESCI da 29.ª edição do festival Caminhos do Cinema Português.

 

A Escola Secundária de Loulé volta a receber uma sessão de curtas-metragens no dia 25 de janeiro onde serão apresentados os filme “The Present” (UK) de Farah Nabulsi, “Flor de Laranjeira” (PT) de Rúben Sevivas e “Smoking Kills” (FR) de Steven Luchel. Às 18h no Cineteatro Louletano é projetado “The Old Oak“, a mais recente obra do realizador britânico Ken Loach que estreou recentemente salas de cinema em Portugal. Na mesma sala às 21h, é apresentado “Concentrados”, documentário de José Vieira Mendes que surge de um trabalho de investigação que reconstrói a memória histórica de um campo de concentração instalado na na ilha Terceira, Açores, aquando da Primeira Guerra Mundial.

 

No dia 26 de janeiro, às 21h, é exibido no Cineteatro Louletano em estreia nacional o filme “Represa” do realizador brasileiro Diego Hoefel, obra que teve a sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Roterdão em 2023 e que se passa no sertão cearense, contando a história do reencontro de dois irmãos.

 

O último filme a ser exibido nesta 10.ª edição da Monstrare é “Great Yarmouth – Provisional Figures”, de Marco Martins um filme que conta com Beatriz Batarda, Nuno Lopes e Romeu Runa nos principais papéis, uma história sobre a emigração portuguesa numa cidade costeira de Inglaterra.

Partilha