O ‘mergulho imersivo’ no universo de dois génios da pintura na Alfândega do Porto

Impressive Monet & Brilliant Klimt vai desembarcar no cais da Alfândega no próximo dia 21 de agosto.

Os dois artistas de renome mundial serão os pioneiros de acções sucedâneas no futuro, em termos de espectáculos/exposições de carácter imersivo. Unidas no conceito, divididas por parcelas, a ‘Impressive Monet’ é dedicada a versar o mundo do artista parisiense e a sua órbita na esfera do impressionismo: o atelier OCUBO reinterpreta a obra do artista e revela o que está para além dos quadros, das paisagens, dos acontecimentos e tudo o que está oculto, na essência, aquilo que não se vê dentro da moldura.

Por seu turno, ‘Brilliant Klimt’ traça o percurso pelos aspectos biográficos, bem como pelo legado artístico do incontornável artista austríaco. A opção pela obra nuclear “O Beijo”, enquanto fio condutor desse trajecto artístico e das obras que se desvendam de forma paulatina aos olhos do espectador, faz com que o icónico quadro seja um GPS subliminar das demais obras do autor: está sempre presente sem que o visitante dê conta.

 

A exposição está estruturada de forma a constituir um convite ao público familiar, numa oportunidade directa de dar a conhecer aos mais novos as obras-primas de Monet e Klimt, experienciando uma nova fórmula lúdico-pedagógica em conjunto com os pais. Reitera-se a complementaridade de aprendizagem de miúdos e graúdos ao nível do conhecimento por via da opção tecnológica do trabalho destes grandes mestres da pintura, algo que vincula uma abordagem mais contemporânea e descomprometida.

Essa experiência sensorial que se traduz pelo contacto com a dimensão imersiva é exclusiva, num museu tradicional, mais clássico, o visitante-espectador não vivencia com esta amplitude aquilo que vê e que decorre do combinado, da mistura de hologramas com a projeção imersiva 360º.

 

Partilha