O Festival Micro Clima está de regresso à SMUP em Abril…

O Festival Micro Clima é um dos projetos da programação anual da Associação Micro Clima. Nasceu em 2017 pela mão de um conjunto de amigos em redor da SMUP – Sociedade Musical União Paredense e desde então tem sido acarinhado, crescendo a cada edição com a participação de vários artistas musicais e plásticos.

A ideia é oferecer ao público um programa heterogéneo, não se limitando a um só género musical ou corrente artística. Os dois dias de festival pretendem ser assim uma celebração da transdisciplinaridade e do multiculturalismo, convidando o público, de diferentes gerações, culturas e geografias, a partilhar um ambiente acolhedor e plural.

Abraçar novos talentos é uma das motivações deste festival, rodeado de um núcleo musical e artístico muito efervescente e consciente do paradigma artístico atual, juntando assim artistas de referência com uma nova geração. A prova disso é o cartaz que o Festival Micro Clima apresenta em 2023, com artistas consagrados como Pongo, EU.CLIDES (na foto), Ganso ou Progressivu e artistas emergentes como Soluna, Extrazen, Atalaia Airlines e M3DUSA. Mas não ficamos pela música e, como é costume, as artes visuais também marcam presença. Os artistas João Campolargo Teixeira e João Madureira apresentam uma instalação inédita e Eugénia Burnay, Margarida Conceição, Ricardo Oliveira e Luísa Tudela são os artistas escolhidos para a intervenção artística plástica que marca as casas-de-banho do festival. Mariana Tudela e Pedro Fernandes voltam a ser os artistas responsáveis pela cenografia do nosso palco, que ano após ano não deixa de surpreender e de ser um símbolo distintivo do Festival Micro Clima.

 

O Festival Micro Clima tem também como objetivo romper com a ideia de uma oferta cultural para a dita “periferia” da capital, trazendo uma programação diversificada e de qualidade, e promovendo novas centralidades, através do desenvolvimento de laços afetivos com o território e com a comunidade.

 

14 de Abril: Soluna, EU.CLIDES, Ganso e M3DUSA

15 de Abril: Atalaia Airlines, Extrazen, Pongo e Progressivu

 

Partilha