O Festival Emergente faz 5 anos e a festa de aniversário é no Musicbox!

A 5ª edição do Festival Emergente vai acontecer nos dias 27, 28 e 29 de Dezembro, no Musicbox. A icónica sala lisboeta recebe a festa de aniversário das primeiras cinco edições do festival, celebrada com alguns dos artistas premiados nas edições anteriores do Open Call Super Emergentes, que teve a sua primeira edição em 2020, e 9 bandas selecionadas a partir do concurso deste ano.

 

Depois da sua primeira edição em 2019 no LAV-Lisboa ao Vivo, ainda em Marvila, de duas edições no Capitólio, 2020 e 2021, e da última edição em 2022 realizada no Musicbox e no B.Leza, em 2023 o Festival acontece pela primeira vez ao longo de 3 dias e volta a apresentar-se como o último festival do ano, na última semana de 2024.

Dando provas da sua resiliência e de vir para ficar, o Festival Emergente realizou-se presencialmente durante os anos da pandemia, quer em 2020, quer em 2021, cumprindo dessa forma e com absoluta determinação a sua missão prioritária de apoiar a novíssima geração da música portuguesa, dando-lhe palco e abrindo-lhe muitas outras possibilidades em anos particularmente difíceis.

Pelo Festival Emergente passaram desde a sua primeira edição, mais de 50 artistas e bandas, muitos deles e delas nomes relevantes da música portuguesa atual e muitos outros e outras em ascensão nas suas carreiras artísticas, tendo metade (a negrito) subido aos palcos do Festival Emergente diretamente a partir do Open Call. A saber: em 2019 – Cosmic Mass / Sun Blossoms / Time for T / Tourjets / Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo / Pedro Mafama / Venga Venga / Môrus / Elephante Maze / Palmers / Ossos D’Ouvido / Cave Story / Sunflowers / Dji Jays; em 2020Dream People / Meta_/ Hause Plants / Fugue. / Rui Rosa / Cíntia / Vila Martel / Lana Gasparøtti; em 2021 – Chinaskee / Sreya / Gator The Alligator / Mike Vhiles / Caio / Eva Cigana / Los Chapos / Mikee Shite / Conjunto Júlio / Too Many Suns / Solar Corona / Humana Taranja / Biloba / April Marmara / Bia Maria / Falso Nove / Quase Nicolau / Madalena Palmeirim; em 2022Moma T / Black Lavender / Javisol / O Marta / BANDUA / Themanus / Ana de Llor / A Sul / Siwo / Sfistikated / Unsafe Space Garden / James Flower.

 

Em edição festiva, o Open Call Super Emergentes tem mais e novos prémios. Assim, este ano, os 5 anos do Festival Emergente serão celebrados com 5 prémios:

– Presença no Line-Up do festival, subindo ao palco do mítico Musicbox, de 9 das bandas concorrentes

– Prémio Melhor Concerto Super Emergente, por votação do público durante os dias do festival, que se desdobra em dois: concerto e entrevista na SBSR.fm e atuação na Gala dos Iberian Festival Awards, promovida pela APORFEST – Associação Portuguesa dos Festivais de Música, a realizar a 15 de Março de 2024, em Granada

– Prémio Melhor Projeto Musical, da exclusiva responsabilidade do Júri, permitirá a uma das 9 bandas Super Emergentes gravar o master de um álbum ou EP no Estúdio da Camaleão, mediante a prévia inscrição no prémio

– Prémio Rodellus, da exclusiva responsabilidade do Festival Rodellus e do seu programador e diretor artístico, selecionará uma das bandas Super Emergentes para atuação no Festival Rodellus 2024

 

O Emergente faz assim de novo jus à sua principal missão de apoiar a nova geração da música portuguesa, oferecendo todos os anos o maior número de oportunidades possível, a máxima visibilidade e as melhores condições para os projetos selecionados poderem brilhar e fazer emergir o seu talento.

O Open Call encontra-se aberto até ao dia 17 de Novembro à meia noite e as bandas selecionadas bem como o Line-Up definitivo do festival serão anunciados no dia 27 de Novembro. O Júri do Open Call é constituído por diversos representantes dos parceiros do festival e pelo Booker e Produtor Cultural João Vaz Silva. A constituição completa do Júri é:

 

Catarina Valadas – Música e Coordenadora de Comunicação Festival Emergente

Tatiana Salgado – Manager Estúdio Camaleão

João Araújo – Diretor Artístico / Programador Festival Rodellus

João Vaz Silva – Booker e Produtor Cultural

Tiago Castro e Catarina Pereira Santos – Radialistas SBSR.fm

Pedro Azevedo – Programador Musicbox

Partilha