“O Fado Da Cítara Portuguesa” pelas mãos de Pedro Caldeira Cabral

O reconhecido compositor e multi-instrumentista conta com mais de 50 anos de carreira num percurso focado na valorização e promoção do legado patrimonial da Guitarra Portuguesa, distinguido pela condecoração, em 2018, com o Grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique atribuído pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Defensor da tradição solística do instrumento nacional, Pedro Caldeira Cabral apresenta-se em palco em vários formatos com programas que expõem a diversidade musical do instrumento, conquistando públicos, nacional e internacionalmente.

 

Em 2017, Pedro Caldeira Cabral renomeou o seu instrumento de eleição para “Cítara Portuguesa”, como uma forma de promover a ligação à tradição europeia que remonta ao século XVI.

 

Em Maio de 2019, o Museu do Fado inaugurou uma exposição sobre a Guitarra Portuguesa, comissariada por Pedro Caldeira Cabral com peças maioritariamente do seu espólio pessoal. O sucesso e a relevância desta iniciativa e todo o interesse despoletado no público originou o convite do Museu do Fado a Pedro Caldeira Cabral para se apresentar em nome próprio no ciclo “Há Fado no Cais” no CCB.

 

Sob o título “O Fado da Cítara Portuguesa“, Pedro Caldeira Cabral apresentar-se-á em Trio revelando toda a potencialidade da “Cítara Portuguesa”. O público será surpreendido pela versatilidade e expressão musical deste instrumento, pelo seu percurso ao longo dos séculos e também por composições inéditas de Pedro Caldeira Cabral.

Acompanhando-o neste espetáculo estarão Joaquim Silva no Violão e Duncan Fox no Contrabaixo, seus fiéis companheiros neste percurso de anos na constante valorização da Guitarra Portuguesa como instrumento solístico.

 

O Fado da Cítara Portuguesa” chegará a Lisboa num espetáculo de enorme qualidade, muito pessoal e intimista, conduzido pela mestria e experiência de Pedro Caldeira Cabral. Após ter visto a sua agenda de concertos totalmente cancelada em Março, Pedro Caldeira Cabral volta aos palcos no dia 25 de Setembro às 21h00, na Sala 2 do CCB, para retomar a sua atividade musical.

 

Partilha