Nuno Ribeiro lança single de estreia “Tu”

O dia 6 de Abril será um dia que Nuno Ribeiro, cantor e compositor, nunca esquecerá. Trata-se do dia de lançamento do seu primeiro single, com o título “Tu“. A canção tem letra da sua própria autoria e a música é de Nuno Ribeiro e Vitor Silva, que é também o produtor, não deixa de ser uma balada, mas apresenta nuances distintas nas linhas rítmicas e melódicas pop polvilhadas, a espaços, por algum hip hop.

 

Aos 16 anos, Nuno Ribeiro ficou em quarto lugar no The Voice. A sua participação foi muito positiva e o facto de não ter entrado em disputas com ninguém ajudou-o e isso passou para as pessoas. Antes de entrar no programa já gostava muito de música – sempre foi uma coisa que quis fazer, embora ainda não dissesse: “é isto”. O concurso ajudou-o a entrar no meio e a perceber: “é mesmo isto que quero”. Uma rampa de lançamento que lhe conferiu experiência.

Quando saiu do concurso televisivo começou a compor de imediato. Esteve com alguns produtores antes de iniciar o trabalho com Vítor Silva, o produtor atual, e o single “Tu” foi a primeira criação de ambos. Nuno mostrava a Vítor músicas que tinham potencial, mas o produtor dava-lhes um cunho, ajudando-o sempre a reformulá-las. Estão muitas vezes juntos fora de estúdio a falar dos bastidores do mundo da música ou sobre qual seria o melhor caminho a seguir para tudo dar certo, ultrapassando, em muito, a habitual relação de trabalho. Vítor foi músico durante muitos anos e, já no papel de produtor, trabalhou no álbum “Zeca Sempre” e nos dois primeiros discos dos D.A.M.A., entre outros. Nuno e Vítor formam uma equipa, ou seja, com uma parte da composição e uma parte da produção, como no caso de “O Que Tu Dás“, de Matay. Gostam de trabalhar para terceiros, um desafio que descrevem como diferente.

Aos 20 anos, cada vez mais, a música é o seu mundo. Seguindo o espírito do DIY, mesmo sem formação especializada, vê, investiga e faz por si. O talento para a arte está-lhe no sangue: o irmão tocava bateria e Nuno seguia-lhe as pisadas, e o pai tocava guitarra e logo depois o filho dedilhava acordes. A irmã mais velha, hoje com 30 anos, também cantava.

“Quando faço uma música gosto que não seja aquela balada simples, um verso, refrão, igual ao primeiro. Mesmo a própria letra, na primeira parte tem por base o misterioso e o melódico. A segunda parte é constituída por expressões como ‘não dá para ver’ e ‘não dá para entender’, transmitindo uma mensagem de mistério nas relações: quando queremos ver o que a outra pessoa quer de nós e não conseguimos; quando não sabemos o que esperar da outra pessoa”, descreve o autor e cantor que planeia lançar o álbum de estreia ainda em 2018, após a edição de mais singles.

Realizado e editado por T. Zimmermann, com direção de fotografia de Deyvis Malta, o vídeo de “Tu” tem por base uma forte componente estética que não nos deixa indiferentes: simples, bonito, com requinte e sem o cliché de uma história de amor.

Partilha