“Nunca Mais Um Outro Agora”… a performance interdisciplinar de Bruna Carvalho

“Nunca Mais Um Outro Agora” é uma performance interdisciplinar, desenvolvida por Bruna Carvalho, a partir de uma investigação sobre o Tempo.

Foi concebida para quatro intérpretes, um músico instrumentista de concertina e um desenhador de luz.

 

Em “Nunca Mais Um Outro Agora” reflete-se sobre o Tempo, tanto numa perceção pragmática, no ritmo e na métrica dos movimentos visuais e sonoros, como numa dimensão mais transcendente e abstrata: a de uma linha temporal sem fracturas entre passado, presente e futuro, onde tudo flui e se entrelaça.

Parte desta investigação passa pelo desenvolvimento de exercícios de cotrolo e de quebra de Tempo, como que numa brincadeira de infância do deus Cronos. Através do estudo e da prática destes exercícos, criam-se mecanismos que se aplicam nas disciplinas de trabalho, procurando novas formas de interpretar o movimento, o som e a imagem a partir do conceito de Tempo. Interessa trazer à coreografia uma partitura de combinações e sequências multiplas, contruir sets a partir da assertividade do ritmo, para depois criar fracturas e desvios que ecoam a dispersão e o caos, evocando a abstração e as possibilidades de interpretação do Tempo.

Na composição musical, com o instrumento concertina, aprofunda-se a sua expressão fazendo uso do sopro enquanto modulador de som, conectando as notas na duração das respiracões emocionais, ligando-as pelas diferentes dinâmicas entre o dedilhar de botões e as lufadas do fole.

 

Estreada a 6 de novembro de 2021, no Musibéria, em Serpa, é agora apresentada, no dia 15 de janeiro de 2022, às 19h, no auditório da Biblioteca de Marvila, em Lisboa.

Partilha