Nova performance de Maria Gil dá voz às mulheres do mar

Mulheres em Terra, Homens no Mar traz para o centro do palco a voz das mulheres que nos anos quarenta, cinquenta e sessenta do século XX participaram de forma directa ou indirecta na economia do mar. Pescadoras, sargaceiras, peixeiras, rendeiras, operárias das várias indústrias como as secas do bacalhau ou as conservas de peixe; as mulheres sempre estiveram ligadas ao mar.
Criada e interpretada por Maria Gil, a performance estreia-se em Sintra no próximo dia 5 de Julho, na Casa de Teatro de Sintra/Chão de Oliva, onde se apresentará quatro vezes, ao abrigo do programa de residências que o centro alberga e através do qual tem potenciado a ocupação da Casa de Teatro de Sintra com trabalho de criadores emergentes.

O resultado é um retrato documental sobre a importância das mulheres na economia do mar, que mostra os papéis sociais e laborais que as mesmas assumiam num Portugal ainda sob o jugo da ditadura antiliberal e anticomunista. Uma performance intimista que dá voz às mulheres, afirmando o valor do seu trabalho na manutenção do equilíbrio de um sector tendencialmente masculinizado na figura do pescador ou do marítimo.

 

Datas:
5 e 6 de Julho, 21h30
12 e 13 de Julho, 21h30

 

photo: Maria Lamas

Partilha