Noruegueses Madrugada em Portugal no mês de Maio…

Madrugada, a banda de culto do rock norueguês, vai passar por Portugal em maio de 2019 para 2 concertos inseridos na “Industrial Silence European Tour”. Esta digressão, que conta com inúmeras datas esgotadas por toda a Europa, marca o regresso do agora trio aos palcos após um período de hiatus que durou 10 anos.

Os Madrugada formaram-se em 1993 inicialmente sob o nome de Abbeys Adoption. Apenas em 1998 – ano em que a banda assinou um contrato de seis álbuns com a Virgin Music Norway – e depois de um encontro casual com o poeta norueguês Øystein Wingaard Wolf, num bar em Oslo, os Abbeys Adoption passaram a ser conhecidos por Madrugada. O disco de estreia, “Industrial Silence”, foi lançado em 1999 e aclamado pela crítica, pela sua sonoridade acolhedora, profunda e acima de tudo melódica. Foi com “The Nightly Disease” (2001), o segundo disco de estúdio que, ao introduzir elementos do rock progressivo, obscuro e psicadélico na sonoridade, os Madrugada se tornaram ums das bandas de culto da Noruega, a receber comparações a nomes como Morphine.

 

Os portugueses a Jigsaw são a banda escolhida para fazer a abertura dos concertos dos Madrugada em território nacional, agendados para os dias 10 de maio no LAV, Lisboa e no dia seguinte, 11 de maio, no Hard Club, Porto. A dupla oriunda de Coimbra e composta pelos multi-instrumentistas Jorri e João Rui – que ao vivo se fazem acompanhar por mais músicos – traz na bagagem “No True Magic” de 2014. Em atividade desde 1999, as raízes musicais dos a Jigsaw continuam a ser o folk, o blues e a literatura, que os têm feito destacar-se entre a comunidade internacional como uma “banda a seguir”, além de receberem comparações a nomes como Tom Waits e Leonard Cohen.

Partilha