A noite de ontem, dia 14 de fevereiro, no Coliseu do Porto, alguns minutos após as 21:30, foi absolutamente inacreditável. O Festival Montepio Às Vezes O Amor, apresentou, As Canções De Amor De Jorge Palma.
O Coliseu esgotou, em dia de semana, para ouvir aquele que é, sem sombra de dúvida, um ícone da música portuguesa. Muitos casais, jovens e menos jovens, grupos de amigos, também numa faixa etária bastante heterogénea, e alguns solitários, que pelas suas expressões, no final do concerto, vinham de coração preenchido.
As canções de amor, que marcaram a vida do cantor/compositor fizeram da noite de S. Valentim, uma noite única para aqueles, que tiveram o privilégio de assistir a este concerto. A imagem de um homem simples, sentado ao piano, acompanhado por uma orquestra, com uma voz inconfundível tornou um final de noite verdadeiramente inesquecível.
Em palco, Jorge palma apresentou algumas covers, “Bird On The Wire”, de Leonard Cohen, “Kathy’s Song”, de Paul Simon, mas o meu destaque vai para “Avec Le Temps”, de Léo Ferré, talvez por ser interpretada em francês.
Destaco, sem sombra de dúvida, as interpretações com as convidadas, A Garota Não, Márcia e Marisa Liz, que interpretaram ambas um tema de Jorge Palma, em parceria com o cantor/compositor, e depois o contrário. Todas as convidadas foram fantásticas, foram momentos extraordinários.
Destaco toda atuação de Jorge Palma, acompanhado pela orquestra, dirigida pelo maestro, Cesário Costa. Dos temas interpretados, os meus destaques são “O Meu Amor Existe”, “Valsa Dum Homem Carente”, “Dá-Me Lume”, “Encosta-Te A Mim”,… .
Não me canso dos seus concertos, a sua voz, que mesmo com o passar dos anos, parece que o tempo não enrugou, a sua postura em palco, a sua interação com o público, tudo tão simples e extraordinariamente belo.
Que noite, do Dia dos Namorados, tão perfeita!
Reportagem: Ana Cristina
Fotografias: Sérgio Pereira