Dois concertos num só evento especial no TBA. No dia 4 de março, Sã Bernardo convida Aires, Inês Campos, Luís Campos, João Valinho e António Caramelo para uma apresentação única do álbum “TIAAVÔ”, lançado em dezembro 2021.
Esta formação criada para o TBA mistura influências da musica tradicional portuguesa, com o trance da música indiana com outras referências da música pop atual.
Surgindo na sequência de inúmeras formações e iniciativas mais ou menos efémeras, “TIAAVÔ” começa a ganhar forma aquando da colaboração entre Sã Bernardo e Aires. Procuraram exumar uma tradição musical portuguesa com influências do trance da música indiana, mas também do presente da Internet, com toda a sua velocidade e abrangência – minimalismo e maximalismo. Um ruminar, portanto, de fast-food.
Klein, artista nigeriana residente em Londres, regressa a Portugal para apresentar o seu mais recente trabalho lançado em novembro 2021. Sozinha em palco, Klein concentra em si o papel de uma orquestra clássica.
O seu último álbum, “Harmattan”, lançado pela editora clássica Pentatone, foi descrito pelo poeta Fred Moten como “uma banda sonora de uma épica revolta contra começos e fins”, expandindo a ideia do que a música clássica pode ser. Ao vivo, essas explorações são levadas ao extremo, atraindo o público para um universo sonoro único, num jogo de gravidade e equilíbrio entre o palco e seus limites. Instrumentos adaptados, vozes misteriosas e artefactos sonoros distorcidos colidem para criar uma tapeçaria estonteante de eletrónica experimental surreal.


