Ontem, dia 11 de novembro de 2023, poucos minutos após as 21:00, a Super Bock Arena recebeu “a voz de Portugal”. Não estou a ser injusta para com nenhum outro artista, apenas faço referência a como Fernando Daniel é conhecido devido a ter ganho o concurso “The Voice Portugal”, em 2016.
O recinto estava completamente cheio, a plateia em pé, vista dos camarotes, só se conseguia ver as cabeças das pessoas.
Neste texto não vou fazer uma descrição exaustiva, linear do espetáculo, mas vou falar de emoções, de sensações, porque, para mim, foi disso que se tratou.
Todos, pelo menos, quem ouve rádio com frequência, e são muitas as pessoas que o fazem, ouvem frequentemente os temas deste excelente cantor.
O cenário, uma casa, que nos remete para o tema, “Casa”, com todas as divisões e o mobiliário correspondente, até tinha, no piso de cima, uma varanda, e no piso de baixo um carro na garagem. O meu aplauso para quem teve a ideia e para todos aqueles que trabalharam na sua construção, pois estava realmente brutal.
O início do concerto foi excelente e muito verosímil, uma vez que o som e a voz do cantor estavam com interferência ruidosa, de repente nos dois écrans, ao lado da casa, deixa de aparecer o cantor e aparece estática, e foi então que percebi que nós público estávamos em casa a assistir a um concerto do cantor na televisão. E, eis que aparece Fernando Daniel, e tudo começa a correr normalmente, sem interferências! Muito bom.
Os meus destaques, para além do cenário, vão para a voz de Fernando Daniel, que é realmente uma coisa do outro mundo. A voz dele tem um poder, um alcance, um sentimento que comove.
Destaco, de igual forma, o público. Um conjunto surreal de pessoas, com uma variedade de idades surpreendente. Famílias inteiras, muitas crianças acompanhadas pelos pais, que estavam ali, para acompanhar a realização do sonho, dos seus filhos, de ver o seu ídolo ao vivo, e ao mesmo tempo aproveitaram para usufruír de um grande espetáculo, de um grande momento passado em família.
Adorei o momento em que o sobrinho, Diego, subiu ao palco para interpretar, “Prometo”, o público adorou, pois fez relembrar o momento em que o sobrinho fez a surpresa ao tio no “The Voice Kids”, cantando o seu tema.
Por uma questão de gosto pessoal, destaco o momento em que Agir entra em “casa”, para interpretar com Fernando Daniel, o tema “Sem Ti”.
Todos os temas foram interpretados em conjunto com a multidão, mas destaco, não por uma questão de gosto pessoal, mas sim pela forma como comoveu o público “Voltas”, e “Melodia Da Saudade”. O público cantava e as lágrimas gritavam em conjunto. Foi um momento único, o próprio cantor chorou, falou no avô, e referiu que a filha não o conheceu, mas por outro lado tem “lá em cima um anjo da guarda muito especial”.
Destaco os temas “Raro”; “Início, Meio e Fim”, e o tema que o tornou mega famoso, que fez Mariza Liz ficar comovida, na Prova Cega do The Voice Portugal, “When We Are Young”.
Uma noite fantástica proporcionada por uma das grandes vozes do nosso país, que deixou muitas crianças, jovens e adultos felizes.
A imagem da Super Bock Arena esgotada arrepiou-me, uma coisa é estar esgotada com a plateia sentada, outra coisa é estar esgotada com a plateia em pé. É quase assustador.
Quero destacar o número de pessoas com mobilidade reduzida a assistir ao concerto, assim como um invisual. Por norma sou sempre só eu, mas desta vez o espectáculo de Fernando Daniel, até neste aspecto marcou pela diferença.
E, por último, um pedido de casamento! Um concerto que ficará na memória de muitos, e jamais será esquecido pelo artista e Sara Vidal.
A Casa do Porto, da Super Bock Arena jamais será esquecida pelos noivos.
Parabéns Fernando Daniel.
🖋 Ana Cristina
📸 Paulo Miranda (fotografias do concerto na Altice Arena em Lisboa)