New Deal of Arts and Democracy realiza-se em Aveiro

De 14 a 16 de junho realiza-se a primeira edição do New Deal of Arts and Democracy, um festival com música, teatro e cinema, que pretende abordar o papel das artes na construção de uma Europa livre, participativa e inclusiva, com a participação de artistas, de criadores, de pensadores e do público.

A iniciativa, organizada no âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, tem curadoria do bósnio Haris Pašović – um dos mais aclamados encenadores de teatro da Europa de Leste e que trabalhou com Susan Sontag durante a Guerra da Bósnia – e do Teatro Aveirense. Com uma forte componente internacional, New Deal of Arts and Democracy analisa a consciência cultural dos europeus e o que significa pensar e agir politicamente nos dias de hoje, sublinhando o papel do setor cultural nestas dinâmicas.

No primeiro dia da iniciativa, 14 de junho, às 21h30, haverá uma atuação de Anthony Joseph. Um dos mais notáveis autores da atualidade, com uma obra que estende pela música e a literatura, apresenta-se em Aveiro com um concerto entre jazz, spoken word, funk, calipso e outras geografias sonoras, sempre com uma vertente política e social bem presente.

Outro dos destaques é a peça “The World of Possibilities”, de Haris Pašović, coproduzida por quatro instituições da Bósnia e Herzegovina, Croácia, Montenegro e Sérvia para abordar a vida (e inclusão) das pessoas com deficiência, as suas famílias e os seus terapeutas. Uma reflexão sobre a democracia a partir de um ângulo inesperado, interrogando o alcance da participação cívica. A apresentação está marcada para dia 15 de junho, às 21h30.

A 16 de junho sobe ao palco, às 21h30, o espetáculo “A Noite”, de José Saramago, pelo Grupo de Teatro de Jornalistas do Norte. O texto original decorre na redação de um jornal na madrugada do 25 de Abril. Nesta versão, encenada por Jorge Louraço Figueira e Leonor Wellenkamp Carretas, interroga-se a própria sobrevivência do jornalismo, trazendo para a atualidade as questões levantadas em 1979 por José Saramago.

Para mais informações sobre a programação de Aveiro 2024: https://www.aveiro2024.pt/pt/programa/

🖋 redação / press release

📸 Bunny Bread

Partilha