Muse comemoram 20º aniversário de “Origin Of Symmetry”

Os Muse comemoram o 20º aniversário de “Origin Of Symmetry” com o lançamento de “Origin Of Symmetry: XX Anniversary RemiXX”. Esta nova edição tem o áudio remisturado e remasterizado e novas ilustrações, e será lançada em formatos digitais em 18 de junho, e em vinil no dia 9 de julho.

 

Com a aproximação do aniversário do álbum, os Muse pediram ao produtor Rich Costey, que produziu ou misturou material de quase todos os discos que se seguiram a “Origin Of Symmetry”, que revisitasse as gravações originais do álbum. Embora na generalidade dos casos em que há uma remistura de um álbum se procure trabalhar o material original de forma radical ou passar para um género totalmente diferente, no caso de “Origin Of Symmetry”, a banda e Costey pretenderam, pelo contrário, oferecer uma nitidez renovada, com um som mais aberto e dinâmico e menos condensado. Esta opção levou a que certas partes e ideias enterradas ou abafadas nas misturas originais, tais como o som de um cravo em “Micro Cuts” ou as cordas em “Citizen Erased”, “Megalomania” e “Space Dementia”, ganhassem uma clareza e luminosidade que antes não tinham.

 

E foi exatamente isto que aconteceu. Desde o visceral solo inicial de “New Born” até à melancolia cinemática da última faixa, “Megalomania”, passando pela abrangência espantosa de “Citizen Erased”, um dos temas preferidos dos fãs, a remistura desvenda todas as facetas da complexa produção do álbum e oferece um som novo e quente, com a colaboração de Alex Wharton, dos Abbey Road Studios.

 

Segundo Matt Bellamy: “Ao revisitarmos o álbum, descobrimos que as misturas originais dos singles, tais como Plug In Baby e Bliss, eram bastante boas, logo, eram as mais difíceis de melhorar. Onde fizemos melhoramentos enormes foi nas faixas maiores, tais como Micro Cuts“.

 

O “XX Anniversary RemiXX” tem uma nova faixa, “Futurism”. Incluída no alinhamento da edição japonesa como faixa bónus, foi mais tarde acrescentada ao alinhamento do álbum nos serviços de streaming. “Futurism” acrescenta uma explosão de energia que faz a ponte entre “Feeling Good” e “Megalomania”, refletindo a sua inclusão na caixa “Origin of Muse” de 2019.

Partilha