Murta confirmado no EDPCOOLJAZZ

Francisco Murta surge no radar público quando concorreu ao programa televisivo “The Voice Portugal”, onde chegou à Gala final, em 2016. Em 2018, Murta colabora com o jovem rapper algarvio Domi, no single “Rosas” e edita o seu primeiro single “Porquê”. Em 2019 editou o seu primeiro álbum D’Art Vida, que inclui temas como “Saudade” e “Segredos”. Em 2020, está nomeado para prémio revelação na segunda edição dos Prémios Play.

 

Nasceu na Figueira da Foz, cresceu entre Samora e Benavente e, pelo menos até aos 12 anos de idade, ainda não sentia a paixão que hoje sente pela música. Os acasos da vida acabaram por levá-lo até ao piano, descobrindo aos poucos um interesse que nunca mais o abandonou. Hoje não só é ele quem escreve as letras e compõe a música das suas canções, como também toca vários instrumentos musicais, como o piano, a guitarra, o baixo, o ukelele, entre outros. A vontade de continuar a aprender levou-o até ao Hot Club, em 2016, para explorar mais a voz e o piano. A partir daí começou a dar cada vez mais concertos e com o feedback positivo que ia recebendo, percebeu que se podia dedicar por inteiro à música.

 

A primeira noite do EDPCOOLJAZZ recebe Murta. O jovem compositor actua no festival no dia 3 de Julho, onde partilha palco com John Legend, que também sobe a palco no festival no mesmo dia.

 

photo: Lucas Coelho / arquivo Glam Magazine

 

Partilha