Há mais duas bandas no cartaz da quarta edição do North Music Festival. Os Moonspell, grupo responsável pelos êxitos “Opium”, “Alma Mater” ou “Extinct”, estreiam-se no palco com vista privilegiada para o Rio Douro, no ano em que assinalam o lançamento do seu novo álbum. Também PAUS (na foto) é um dos mais recentes anúncios do festival. A banda, que já conta com uma década de existência, lançou, no final do ano passado, o seu mais recente disco “YESS”, o quarto da sua discografia.
1992 marca oficialmente o ano da formação dos Moonspell. Mas a banda, atualmente composta por Fernando Ribeiro, Mike Gaspar, Pedro Paixão, Ricardo Amorim e Aires Pereira, começou a ganhar popularidade três anos mais tarde, com o lançamento do seu álbum de estreia “Wolfheart”. Desde então, o grupo já editou mais de uma dezena de discos e realizou inúmeras digressões por todo o mundo. Em 2017, os Moonspell, que já contam com quase 30 anos de carreira, lançaram o álbum “1755”, uma reflexão sobre o Grande Terramoto de Lisboa que aconteceu nesse ano. O album de raiz metal é integralmente escrito em português.
O quarteto PAUS iniciou o seu percurso discográfico com o lançamento do seu primeiro EP, em 2010, intitulado “É Uma Água”. Um ano mais tarde, o grupo formado por Joaquim Albergaria, Hélio Morais, Makoto Yagyu e Fábio Jevelim lançou a sua quinta longa-duração cujo título escolhido foi o próprio nome da banda. Depois do sucesso de “Madeira”, em 2018, uma referência à ilha da Madeira – que conta com as músicas “L123” ou “Faca Cega” –, no ano passado, a banda lançou o seu EP “LXSP”, que contou com a contribuição de Kastrup ou Maria Beraldo, e ainda o álbum “YESS”.
Até ao momento, o cartaz do North Music Festival recebe no primeiro dia de festival, 22 de maio, Deftones, MOONSPELL e PAUS. No dia seguinte, sobem ao palco The Script, The Waterboys e Sensible Soccers.
photo: Angelo Lourenço