MODS Collective estreiam “Meet Cecil Satariano” em Portugal

A 22 de setembro, a música faz-se ouvir no Centro Cultural Vila Flor com a estreia nacional do espetáculo “Meet Cecil Satariano” apresentado pelo coletivo português MODS Collective. Este espetáculo inspirado na obra de Cecil Satariano, pioneiro do cinema em Malta, premiado internacionalmente, chega a Guimarães após uma residência artística no Centro Nacional de Cultura de Malta e da apresentação no âmbito do programa de Valletta 2018 – Capital Europeia da Cultura.

 

Cecil Satariano foi um verdadeiro pioneiro do cinema em Malta. Apesar dos seus primeiros filmes terem sido premiados internacionalmente, a partir dos anos 1980 Satariano foi caindo no esquecimento, inclusivamente na sua ilha de origem.

Estreou-se com “I’m furious…Red”, que lhe valeu o Ten Best, um importante galardão que era então atribuído anualmente pela revista britânica “Movie Maker”. Dois anos depois, repetiu o prémio com “Giuseppi”, que lhe valeu também o Grande Prémio de Festival de Cinema Amador de Cannes. Seguiram-se mais duas curtas-metragens (“The Beach”, 1973, e “Ilona”, 1974) antes da sua obra mais polémica, “Katarin” (1977), uma longa-metragem rodada em 16mm, que teve distribuição comercial no Reino Unido. O escândalo que causou no seu país tornou impossível que voltasse a rodar um filme até à sua morte, em 1996.

O espetáculo tem início às 21h30, no Pequeno Auditório do CCVF, e com ele se prossegue a celebração de mês inteiro do 13º aniversário deste espaço feito de e para a cultura, de e para as pessoas.

 

Photo: Ivo Rainha

Partilha