MODALISBOA AWAKE apresenta Sangue Novo

De todas as visões que temos do mundo, a primeira é a mais imaculada. É pura. É intensa. É limpa.

A necessidade que temos de reiniciar várias vezes ao longo da vida está precisamente aqui: no desapego da bagagem e no desprendimento dos vícios. Sabemos que é no começo que está a liberdade e que é na liberdade que está a Moda. Também sabemos que é no começo que os olhos estão mais abertos, que absorvem as cores e os toques e as formas com sede de crescer. O Sangue Novo é o começo.

 

Das 82 candidaturas nacionais e internacionais, só dez desfilaram na MODALISBOA COLLECTIVE. Em outubro de 2019, o mundo conheceu estes cinco finalistas, que receberam um prémio monetário de 1000 euros e um aplauso do júri que lhes garantiu a chegada a março. É aqui que estamos: 6 de março de 2020, às 18H00, Cêlá, Filipe Cerejo, Flávia Brito, Francisco Pereira e Inês Manuel Baptista apresentam as coleções para o outono/inverno 2020/21.

Nos meses que separaram estas duas estações da Lisboa Fashion Week, os membros nucleares do júri desta edição do concurso reuniram-se com os finalistas em reuniões de mentoring, de aconselhamento e, essencialmente, de crescimento. Miguel Flor (Presidente), que foi o vencedor do concurso Sangue Novo em 1996, e, desde então, tem sido um nome maior em moda, design, arte e fotografia, acrescentando à sua multiplicidade criativa a direção da revista Prinçipal e trabalhando constantemente na descoberta de novos talentos; Lidija Kolovrat, designer de moda nascida na Bósnia, estudou moda e cinema em Zagreb, Croácia e, em 1990, mudou-se para Lisboa para criar uma marca que se tornou num ícone da criatividade; e Veronique Branquinho, designer de moda belga com ascendência portuguesa, que estudou na Royal Academy of Fine Arts, na mítica Antuérpia, e que soma à sua marca homónima experiência no ensino, curadoria, direção artística e edição. Estes são os nomes responsáveis pela orientação dos concorrentes, pelo acompanhamento das coleções, pela construção da identidade.

A eles juntar-se-ão, na MODALISBOA AWAKE, Adriano Batista (Diretor da revista Fucking Young!, a mais fresca, pertinente e disruptiva publicação de streetwear e moda masculina do momento), Danilo Venturi (Diretor da Polimoda, a melhor instituição de ensino de moda em Itália, e uma das dez melhores do mundo) e Ricardo Silva (Head of Operations da Tintex, a fábrica que lidera a indústria têxtil nacional no caminho para a inovação e a sustentabilidade), para anunciar os vencedores dos três grandes prémios de mais uma edição anual do concurso de jovens designers. Ou seja, para anunciar o futuro.

Partilha