ModaLisboa … Apresentação do concurso Sangue Novo

MODALISBOA INSIGHT apresentou, dia 8 de março, às 18H00, a fase final do concurso SANGUE NOVO, onde os seis finalistas, Archie Dickens, Carolina Raquel, Federico Protto, Opiar (Artur Dias), Rita Carvalho e The Co.Re (Inês Coelho e Rachel Regent), apresentaram as suas novas coleções outono/inverno 19/20.

Archie Dickens é um designer de moda britânico que vive e trabalha atualmente em Lisboa. Formou-se em Textiles pelo Chelsea College Of Art e em Fashion Womenswear pelo Royal College of Art de Londres. As suas peças são produzidas em Portugal e no Reino Unido.

Carolina Raquel licenciou-se em Design de Moda no London College of Fashion. Enquanto estudava, trabalhou com diferentes designers e equipas criativas como Alexandra Moura, Christopher Kane, Roksanda e Simone Rocha. ‘induviae’, a sua coleção de final de curso, foi uma das selecionadas para ser apresentada no Press show anual da LCF, sendo posteriormente distinguida por diversas publicações de arte e design como a Dazed & Confused, Dezeen and Something Curated.

Em outubro de 2018, apresentou ‘induviae’ no concurso Sangue Novo da ModaLisboa , tendo conquistado o prémio FashionClash. Em março de 2019, regressa ao Sangue Novo para apresentar a coleção ‘Uma forma complexa’.

Federico Protto é um designer de moda e artista que vive e trabalha em Budapeste, Hungria, e Viena, Áustria. A sua obra combina vários métodos alternativos de apresentação, como design de moda, arte, styling, design de figurinos, performances musicais, teoria e projetos interdisciplinares. Federico Protto formou-se na University of Applied Arts, em Viena, em 2017, sob o orientação dos professores Hussein Chalayan e Bernhard Willhelm.

Trabalhou para Michael Sontag, em Berlim, Hildur Yeoman, na Islândia e Marques’Almeida, em Londres.

Artur Dias (Opiar) iniciou o seu percurso académico na escola artística Soares dos Reis, no curso de produção artística, na área de joalharia. Desde novo que demonstra curiosidade pela área da moda, mas só em 2015 é que decide ingressar no curso de design de moda no Modatex, Porto. Desde cedo ligado à área da performance, desenvolve um interesse e estima sobre tudo o que é performativo e artístico em moda, explorando a sua expressão e ambiência cenográfica.

Conta com a apresentação de duas coleções no concurso Sangue Novo da ModaLisboa, “Fake it, until you make it” e “Rapture”. Em março de 2019, regressa ao Sangue Novo para apresentar a coleção outono/inverno 19/20, “La petite Mort”

Rita Carvalho nasceu em Lisboa, em 1994. Formou-se em design de moda e têxtil pela ESART. Após a licenciatura, mudou-se para Londres, onde estagiou com o designer Eudon Choi. Regressada a Lisboa, trabalhou com a designer Alexandra Moura. Em 2017, lançou o seu projeto e apresentou pela primeira vez no concurso Sangue Novo da ModaLisboa. Em outubro de 2018, regressou ao Sangue Novo com a coleção “Não Degenera” e foi uma das designers selecionadas para a segunda fase do concurso. Em março de 2019, apresenta “Floragora”.

Rachel Regent e Inês Coelho nasceram ambas em 1993, embora em cantos diferentes do mundo. Rachel nasceu em Boston, nos Estados Unidos, onde mais tarde tirou o curso de Gestão da Hospitalidade na Boston University. Inês nasceu em Dublin, na Irlanda, apesar de ter sido em Lisboa que se formou em Engenharia de Materiais pelo Instituto Superior Técnico.

Foi a paixão pelo design, e sobretudo pela moda, que juntou Rachel e Inês no curso de Design de Moda da Parsons School of Design, em Nova Iorque. Durante o curso, Rachel estagiou no Petite Studio NYC e na Marc Jacobs e Inês trabalhou nas marcas Delfina Balda e Derek Lam.

The Co.Re surgiu em 2018 como projeto comum das duas designers. Em outubro do mesmo ano participaram no concurso Sangue Novo e passaram à segunda fase do concurso, tendo conquisto também o prémio The Feeting Room.

photos: Paulo Homem de Melo / Glam Magazine

 

Partilha