Mistaker Maker faz curadoria de Artes Visuais e Plásticas para “Rewind”

A ser lançada no Dia da Europa, 9 de maio, “REWIND” é uma iniciativa de partilha de obras inéditas, nas áreas da música e artes visuais e plásticas, nas plataformas digitais do Parlamento Europeu em Portugal, com a curadoria da JVS Booking e da Mistaker Maker, respetivamente.

 

No momento em que as restrições de circulação começam a ser levantadas em Portugal, “REWIND” não representa uma regressão, mas um sinónimo de um novo começo e de uma nova esperança para o futuro ainda incerto. “REWIND” é uma proposta artística que engloba um conjunto de atividades culturais inéditas que visam transmitir uma mensagem de solidariedade, coesão, cooperação e resiliência face ao período difícil que atravessamos.

 

Através do seu aspecto multidisciplinar e da diversidade de estilos, línguas, culturas e até origens étnicas dos artistas, realça a a diversidade que caracteriza a União Europeia e que pode ser encontrada também na criação cultural e artística em Portugal. “Unidos na diversidade” é o mote para as várias manifestações artísticas que representam criações encomendadas ou adaptadas exclusivamente para esta ocasião. Nestas obras está espelhado o resultado do trabalho de mais de 100 pessoas – artistas, técnicos e outros elementos da sociedade civil – que, embora separadas em espaços físicos distintos, conseguem criar um objecto comum através da colaboração.

 

Curadoria Mistaker Maker para o “REWIND” nas artes plásticas e visuais:

Urge reter este momento ímpar e sem precedentes que estamos a viver e a exposição colectiva online “REWIND” apresenta-se como resultado do desafio lançado a um grupo de reconhecidos artistas portugueses, de criarem obras inéditas, no seu contexto particular de confinamento e com recursos naturalmente limitados*, que se debruçassem sobre as questões, os padrões, as alterações e as esperanças que este tempo de confinamento e condição individual, europeia e global, instigam.

 

±MaisMenos±, Aheneah, Catarina Glam, Mantraste, Pantónio, Raquel Belli, Tamara Alves, The Empty Belly e Tiago Galo, compõem o grupo que exala uma diversidade plena: de estéticas, de técnicas, de processos, de formações, de vivências, de género, de gerações e de geografias. Uma diversidade, que encontra paralelo na própria pluralidade europeia que se celebra com “REWIND”, um termo que nunca deverá ser compreendido como um retrocesso ou regressão.

 

Lara Seixo Rodrigues, responsável pela Mistaker Maker e curadora deste projeto, diz-nos precisamente que “o conjunto de peças que aqui se apresentam, falam-nos de novos ciclos, de regressos, de recomeços e renascimentos, de velhos e novos tempos que se contam a diferentes velocidades, de toque, de tensões na proximidade, de sombras, de extremos, de inimigos invisíveis que reconciliam, de esperança e de paz.”

 

REWIND” é o contributo de 9 vozes, 9 artistas, que no dia 9 de Maio de 2020 em que se celebra o Dia da Europa, se unem neste palco global que visa exaltar o todo que representa e se ambiciona no presente e futuro para a União Europeia: solidariedade, cooperação, coesão, respeito e resiliência.

 

Toda a ação estará alojada nas redes do Parlamento Europeu em Portugal e no que se refere às artes visuais / plásticas, terá o seu próprio espaço no website e as obras produzidas pelos artistas serão colocadas à venda, como forma de apoio à sua atividade artística. A exposição virtual encerra no dia 10 de junho, Dia de Portugal, fechando e celebrando este ciclo de reflexão sobre o nosso papel como indivíduos ativos e integrantes de um todo que funciona a diferentes escalas, europeia e nacional.

 

Será também realizada uma visita guiada virtual pelas obras artísticas, apresentada por Lara Seixo Rodrigues no dia 9 de maio pelas 18H00.

 

Este projeto conta também com a programação musical a cargo da JVS Booking, com artistas convidados como Bruno Pernadas, Selma Uamusse + Gospel Collective, Rádio Batida e atividades de leituras e depoimentos.

Partilha