Meio no Meio… Um projeto feito espetáculo

Meio no Meio – um projeto da Artemrede selecionado no âmbito da 3ª edição do programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian – é um projeto de começos e recomeços, olhando para o futuro de uns e para o passado de outros.

 

Quando ainda não chegámos à idade adulta, tudo parece possível e o futuro é uma incógnita, mas tentamos escolher como será a vida (ou sonhar com isso). Quando já chegámos ao meio da vida, muitas vezes olhamos para trás e tomamos o peso ao que aconteceu. Que sonhos se desfizeram, que conquistas se alcançaram, que imprevistos mudaram tudo? A nova criação do coreógrafo Victor Hugo Pontes, construída com participantes de duas gerações diferentes, cruza fases distintas da vida: jovens que estão a ponderar o que vão ser ou fazer discutem o futuro com um grupo de adultos na fronteira de outra etapa. No confronto dos dois mundos surge Meio no Meio.

 

Desenhado para um período de três anos (2019 – 2021), o projeto para a inclusão social através de práticas artísticas promovido pela Artemrede conta com a direção artística do coreógrafo Victor Hugo Pontes e com a parceria da Nome Próprio, da RUMO-Cooperativa Social (acompanhamento social), do CIES-IUL | Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (estudo de impacto) e de quatro municípios associados da Artemrede: Almada, Barreiro, Moita e Lisboa.

 

A nova criação do conhecido corerógrafo português parte do trabalho feito ao longo de dois anos com 70 participantes – jovens entre os 16 e os 25 anos e adultos com mais de 45 anos – do Vale da Amoreira (Moita), 2.º Torrão da Trafaria (Almada), Marvila (Lisboa) e Barreiro. O grupo do projeto, apoiado pelo programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian, teve formações em teatro, dança, cinema, hip-hop/rap e artes visuais com diversos artistas-formadores dos próprios territórios.

Esses artistas-formadores são Catarina Pé-Curto (artes visuais, Almada), Carina Silva (teatro, Barreiro), Mário Ventura (cinema, Moita), Nuno Varela (música hip-hop/rap, Lisboa) e o próprio Victor Hugo Pontes (dança – disciplina agregadora de todo o projeto).

 

Nova criação de Victor Hugo Pontes, Meio no Meio é um espetáculo interpretado por atores profissionais e não profissionais, oriundos dos quatro territórios da Artemrede – Almada, Barreiro, Moita e Lisboa – que trabalham com texto original de Joana Craveiro e música dos Throes + The Shine criada para este efeito.

 

As apresentações públicas de Meio no Meio são realizadas nos quatro concelhos:

Moita: 4 e 5 Junho

Barreiro: 2 e 3 Julho

Almada: 11 e 12 setembro

Lisboa: 22, 23 e 24 outubro

 

Partilha