Mdou Moctar e The Mauskovic Dance Band no regresso do Taina Fest ao Porto

Em mês de arraiais, a Lovers & Lollypops traz ao CCOP (Circulo Católico de Operários do Porto) mais uma edição do Taina Fest, com um cardápio que promete pôr todos os corpos a mexer e de barriga cheia. Mdou Moctar, The Mauskovic Dance Band (na foto) e DJ Fitz são os nomes escolhidos para uma tarde de verdadeira festa.

Expressão criada a norte do país, “taina” designa refeição prolongada e farta de comes e bebes. No Taina Fest, pega-se no sentido gastronómico e junta-se-lhe outro tipo de fartura: a de sons, de concertos, de música, portanto.

Nascido no Porto em 2011, o Taina Fest deu nome a um dos palcos do Milhões de Festa a partir de 2013 e, no ano seguinte, chegou a Lisboa.
De novo no Porto, esta festa marca também o regresso de Mdou Moctar. Depois de tomar de assalto o palco principal e a piscina do festival Milhões de Festa em 2014, a que se seguiram diversas vindas a Portugal, incluindo uma passagem inesquecível pelo festival Tremor, nos Açores, o guitarrista nigerino não precisa de grandes apresentações. Reconhecido internacionalmente pela forma enérgica com que reinventa a tradição da guitarra tuarege, está de volta com “Ilana (The Creator)” na mala, o primeiro álbum de estúdio com banda, lançado este ano pela Sahel Sounds.

Tal como Mdou Moctar, também The Mauskovic Dance Band, a aventura musical de Nicola Mauskovic, baterista de Jacco Gardner, fez a estreia em terras lusas em Barcelos, em 2017, com posterior passagem pelos festivais Tremor e Milhões de Festa. Neste regresso, com o primeiro álbum acabado de sair pela Soundway Records, espera-se que voltem a fazer jus ao nome, pondo toda a gente a dançar ao ritmo do seu som hiptnótico, de influências afrocaribenhas e cumbia.
Para além dos concertos, o Taina Fest contará ainda com o maravilhoso mundo sonoro e sem fronteiras de DJ Fitz, o irlandês mais “cool” do bairro das Fontainhas no Porto

 

Os concertos terão lugar no Circulo Católico de Operários do Porto, no dia 20 de junho, entre as 16h e as 21h

Partilha