Depois da apresentação de “Casa Branca” em Julho, Mau Uivo — projeto em nome próprio do músico e contrabaixista Miguel Menezes — regressa com “Do Berço“, o segundo single de avanço para o seu EP de estreia, Berçário. A nova canção aprofunda o universo sonoro do artista e propõe uma reflexão sobre os territórios da memória, as sombras do distanciamento, e os silêncios que habitam as relações primeiras.
Construída sobre a cadência hipnótica de uma canção de embalar, “Do Berço” desvia-se das estruturas convencionais para criar uma atmosfera simultaneamente experimental e envolvente. Composição, produção, gravação e interpretação vocal são inteiramente assumidas por Miguel Menezes, que traz para o projeto a sua vivência na música clássica e no jazz para cruzar sensibilidades e texturas sem limitações formais. A faixa destaca-se pela intensa manipulação vocal: camadas de vozes agudas e graves cruzam-se ao longo da música, sobrepondo perspetivas e estados emocionais que oscilam entre o intimismo, a inquietação e a dissociação, como se diferentes idades e afetos dialogassem entre si.
A mistura e masterização ficaram a cargo de Nelson Carvalho, conferindo o equilíbrio técnico a uma paisagem sonora densa e expressiva.
A dimensão visual de “Do Berço” é assinada por Filipe C. Monteiro, habitual colaborador de Miguel Menezes, que volta a realizar o videoclipe oficial do tema, traduzindo em imagens a sua carga narrativa e estética.
“Do Berço” antecipa assim o lançamento de “Berçário”, o EP de estreia de Mau Uivo, agendado para 13 de novembro.
__________________________________________________________________________________________________________________________
🖋 Redação / press release
📸 João Lobo


