Nascida nas terras do norte, com um forte sotaque nortenho e uma simpatia contagiante, Marlene Teixeira é uma apaixonada pelo mundo da moda. Tem mais de 11 mil seguidores no instagram (@inspirationswithm) que foi ganhando, em grande parte, através do blog Inspirations with M (https://inspirationswithm.blogspot.pt/). Em entrevista exclusiva à Glam Magazine, Marlene desvenda-nos um pouco sobre o que é ser blogger nos dias de hoje.
De que forma é que o blog apareceu na tua vida?
Após ter terminado o mestrado, e enquanto desenvolvia a tese, decidi criar o Inspirations with M. O blog nasceu talvez pelo tempo livre que tinha, mas também porque seguia várias bloggers de moda e isso fez-me criar o meu próprio blog, de forma divulgar o meu gosto por esta área.
“Tento mostrar diversas conjugações com as peças que tenho no armário e, claro, com as novas que vou adquirindo ou até mesmo as que recebo de parcerias.”
Que género de conteúdos é que procuras partilhar no blog?
O conteúdo que mais partilho são os meus looks diários. Tento mostrar diversas conjugações com as peças que tenho no armário e, claro, com as novas que vou adquirindo ou até mesmo as que recebo de parcerias. Contudo, assim que surge oportunidade, partilho as viagens que faço e os locais gastronómicos onde vou. No fundo, partilho moda com uma pitada de lifestyle.
Qual é o teu público alvo?
Sem dúvida, o sexo feminino, nas diversas idades. Mas, a meu ver, o que mais se identifica com o meu blog é o das idades compreendidas entre os 16-35 anos.
“(…) o melhor ainda são as pessoas que conheci e as experiências que já vivi proporcionadas pelo blog.”
O que mais gostas do teu trabalho enquanto blogger?
Alcançar parcerias e receber produtos em troca do meu trabalho é muito bom, não vou esconder isso, mas o melhor ainda são as pessoas que conheci e as experiências que já vivi proporcionadas pelo blog.
“Não conseguir aquilo que quero e como quero afeta-me, deixa-me triste e até mesmo revoltada. Mas é algo que já aprendi a lidar melhor nos últimos tempos.”
Há pontos negativos? Se sim, quais?
Acho que infelizmente há muitos. “Os que vemos” e “os que não vemos”. Mas, pela minha experiência, acho que sou influenciada negativamente por aqueles que “não vemos”. Isto é, a frustração, a ansiedade, o sentimento de lutarmos e querermos mais e melhor e que, por vezes, não nos leva a lado nenhum. Não conseguir aquilo que quero e como quero afeta-me, deixa-me triste e até mesmo revoltada. Mas é algo que já aprendi a lidar melhor nos últimos tempos.
“É injusto ver muitas pessoas a subir apenas com o instagram quando que há bloggers com quatro anos ou mais anos que se tornam invisíveis.”
Enquanto blogger e influencer, sentes que o Instagram se está a tornar mais importante do que o blog?
O instagram já é mais importante que o blog. O blog foi esquecido e arrumado para canto, infelizmente. Eu continuo a lutar e a colocar conteúdo no meu blog, mas confesso que já tive vontade de desistir. É tudo mais fácil se apenas tirar cinco fotos, editar e publicar no instagram duas, por exemplo. E não ter de tirar 15 ou 20 para colocar sete ou 10 no blog e ainda ter de escrever o texto que acompanha o post. É injusto ver muitas pessoas a subir apenas com o instagram quando que há bloggers com quatro anos ou mais anos que se tornam invisíveis. Mas é como se diz, quando se gosta…
Quantas vezes por semana fotografas os looks?
Depende. O que tenho feito desde que trabalho (em regime full-time com folgas rotativas) é fotografar uma ou duas vezes por semana, mas tiro logo a dois ou três looks no mesmo dia para adiantar trabalho. Por vezes, tenho semanas que não fotografo.
Quais as maiores loucuras que já cometeste por uma foto?
Ahaha… Tirando o facto de fotografar em locais onde sou observada por imensa gente que fica a olhar e até mesmo a comentar, a mais arriscada deve ter sido uma que tirei no Porto com a vista para a ponte D. Luís, em que tive de ficar em pé sobre uma pedra, relativamente estreita, em cima de um monte. Mas posso dizer que foi a foto que mais “furor” fez no instagram. São imensos os sacrifícios… blogger sofre.
“Inspiração é tudo, tudo é inspiração.”
Onde procuras inspiração para criar conteúdo?
Tal como diz no meu blog: “Inspiração é tudo, tudo é inspiração.” Seja nas lojas, nas pessoas que vejo na rua, nas pessoas que sigo no instagram ou no pinterest. São imensas as inspirações, mas acho que recorro muito à minha própria imaginação e vontade de criar.
Como é que surgiu a oportunidade de estabelecer parcerias com marcas?
As primeiras parceiras surgiram através do blog, ainda no tempo em que o instagram não tinha a febre de hoje. Essas parcerias foram com sites de moda de marcas asiáticas. Depois, surgiram outras marcas. Desde que apareceram mais oportunidades através do instagram, eu tentei a minha sorte e contactei algumas delas.
“Não trabalho com marcas que querem parceria e oferecem apenas desconto nos produtos. Ou seja, fazer publicidade/divulgação e ainda pagar as peças.”
Tens algum critério para selecionar as marcas com as quais queres trabalhar?
Têm de ser marcas com as quais eu me identifico, cujo os produtos tenham significado para mim e que os use. Não trabalho com marcas que querem parceria e oferecem apenas desconto nos produtos. Ou seja, fazer publicidade/divulgação e ainda pagar as peças. Infelizmente, aparece muito disso.
Se pudesses dar um conselho a alguém que quer iniciar um blog, que conselho darias?
Esta questão é difícil, talvez pela situação em que se encontra o mundo dos blogs. Muito sinceramente, acho que se deve ter muito tempo para o blog e conteúdo já pensado. Penso que a ligação entre o blog e o instagram é agora muito importante. Seria bom tentar primeiro ter uma conta no instagram bem sustentada e já com algum público para, assim, ver de que modo o blog teria seguimento. Contudo, depende do conteúdo do blog, pois se for, por exemplo, um blog de escrita, de beleza ou de viagens é algo que requer ser abordado de uma forma mais profunda e completa, coisa que não se consegue fazer apenas com o instagram.
Podem encontrar a Marlene aqui
1 – Marlene opta sempre por peças que dão um look um ar fresco e jovem. Em ambas fotos, as calças saltam à vista. O modelo paper bag está na berra.
2 – Hoje em dia, o instagram passou a ser uma rede social imprescindível para quem quer ser blogger. Marlene partilha conteúdos frescos, dinâmicos e interativos.
3 – Os padrões florais nunca saem de moda, não é verdade? Serão sempre intemporais. Marlene conjuga o padrão com algumas das tendências do momento: vestidos compridos e saias midi.
Entrevista: Liliana Pedro