Marta Raya é uma polaca residente em Berlim que nos últimos anos se tem dividido entre ser a vocalista dos Tanzkommando Untergang (uma banda punk/post-punk do underground berlinense), corporizar Monowelt (projecto de coldwave / darkwave que mantém com Daria Leere), e compor em nome próprio.
“Hidden Emotions” é o álbum de estreia a solo de Marta Raya e há logo aqui uma feliz coincidência: o disco foi editado no dia 25 de Maio de 2018 e é precisamente nesse dia, um ano depois, que a artista fará a sua estreia ao vivo em território nacional.
A música de Marta Raya encerra em si um conjunto de reminiscências que ora nos remetem para o universo de umas Malaria (ou mesmo Xmal Deustchland!), na sua vertente mais frenética, mas também para o lado mais evocativo e atmosférico de uns Clan Of Xymox, da era 4AD, quando opta por nos mostrar o seu lado mais introspectivo. E será também, por certo, essa ambivalência, que fascinará ao presenciá-la ao vivo no MONITOR 2019, a 25 de Maio no Stereogun em Leiria