O coletivo de folk luso-Canadiano-Sueco Lusitanian Ghosts prepara-se para lançar o seu segundo álbum, “Exotic Quixotic” já em novembro de 2021. O disco foi totalmente gravado em fita analógica e misturado por Sebastian Muxfeldt (Elbow, Peter Doherty, Teenage Fanclub) no Clouds Hills Studios de Hamburgo e contou nas gravações com antigos cordofones Portugueses e outros instrumentos de cordas europeus.
O single de apresentação do segundo álbum é “Soul Deranium”, uma amostra vibrante do prisma sônico através do qual apresentam sons antigos do século XXI.
Transformando as guitarras folk tradicionais em canções de rock’n’ roll, o coletivo descreve uma perspectiva sócio-política sobre a construção de um mundo melhor, criando canções de e para o coração e a mente. As canções misturam uma sonoridade indie rock com instrumentos tradicionais portugueses como as guitarras, ou violas, Beiroa, Campaniça, Braguesa, Terceirense ou Amarantina, cada uma com arranjos e afinações de cordas muito próprias.
OS Lusitanian Ghosts são formados por Neil Leyton, Mikael Lundin (Micke Ghost), João Sousa, Omiri, O Gajo, Abel Beja e Janne Olson