Linda Martini, Fogo Fogo, Gala Drop, Yakuza e Kings of the Beach… primeiras confirmações do Party Sleep Repeat

Depois de 3 anos de interregno, o festival que nasce em homenagem a Luís Fernandes Lima está de volta a S. João da Madeira para celebrar a primeira década de existência. Linda Martini, Fogo Fogo, Gala Drop e Yakuza são os primeiros nomes que começam a compor o cartaz de uma edição que promete ser memorável.

Linda Martini já não necessita de apresentações. Há 20 anos que marcam a história da música nacional e, desde então, que arrastam multidões para os seus concertos, numa verdadeira comunhão, em que público e banda celebram e cantam em uníssono as suas canções mais icónicas. Sempre cientes das suas raízes, com um pé no punk e outro no hardcore, em 2022 lançam “ERRÔR”, o sexto álbum que dá origem a um espetáculo irrepreensível, de uma densidade e ao mesmo tempo de uma doçura poética, complementado com um trabalho gráfico desenvolvido pela baixista e artista plástica Cláudia Guerreiro.

Fogo Fogo prometem festa com o melhor do funaná com influências de rock psicadélico e dub. De uma Lisboa onde cabe toda a África, sobretudo a que fala português, trazem consigo o seu novo repertório baseado no primeiro disco de originais da banda, “Fladu Fla”, editado no final de 2021, numa viagem ao passado com sonoridades afro/funk/reggae dos anos 60/70, até ao presente, utilizando instrumentos elétricos e formações musicais semelhantes às dos grupos de pop/rock.

Os Gala Drop são uma aventura musical incansável e em constante desenvolvimento. Pelo poder da imaginação, tentam transformar a música em esperança, num presente coletivo melhor. Com mais de uma década de existência, os Gala Drop lançaram em 2022 “Amizade”, uma celebração em forma de álbum com vista panorâmica, mas nunca dispersa.

Yakuza é o nome que alberga uma quantidade de referências estilísticas, mas também aquele que junta três músicos numa arcada multijogador que, em âmbitos diferentes, muito têm dado à música portuguesa contemporânea. “Aileron” é o mais recente trabalho do trio, onde o jazz londrino, a fusão japonesa, a pista de dança e a eletrónica se aglutinam. Para muitos, são apelidados carinhosamente como os BadBadNotGood nacionais.

Por fim, mas não menos importante, Kings of the Beach chegam diretamente de Vigo para um concerto bem energético. Depois de mais de 200 espetáculos um pouco por todo o Mundo os espanhóis vêm a São João da Madeira apresentar o seu terceiro longa duração “WOAH!”.

 

photo: Paulo Homem de Melo / arquivo Glam Magazine

Partilha