Aos 13 anos, os intervalos das aulas eram passados a escrever rimas, mas foi nos anos 90 que ganhou reconhecimento. Começou como rapper do projeto The New Decade, e em conjunto com Double V e Didi criou o coletivo The Family. Juntos viriam a gravar dois temas, em 1994, incluídos na primeira compilação de hip-hop português intitulada de “Rapública“.
Mas foi o acid jazz, dos Cool Hipnoise que lhe valeu o prémio de melhor disco de música portuguesa (nos extintos) prémios Blitz de 1997, com o aclamado “Missão Groove”.
Em 2003 o músico emerge com o primeiro álbum a solo, “Outro Universo” (que inclui o icónico tema “Boas Vibrações“), solidificando a sua carreira ao ser eleito disco do ano pela revista Ípsilon do jornal Público. Seguiu-se “Chega de Saudade“, o segundo álbum a solo de Melo-D, editado em 2005 e produzido em parceria com Little Jon aka Branko.
Com uma vasta carreira, seja em colaborações, estilos musicais e ainda percurso académico, mais do que um rapper, o artista considera-se actualmente como um músico melómano.
“Lets Funk” é a missão do novo tema de Melo-D com Alex Brinken