O músico brasileiro que conquistou o segundo lugar na última edição do Festival da Canção, está a celebrar 10 anos de carreira que vão culminar em Outubro com dois concertos únicos: dia 10 sobe ao palco da Casa da Música (Sala 2), às 21h30, no Porto, e será uma estreia no formato com banda; e no dia 12 de Outubro será a vez do Estúdio Time Out, em Lisboa, às 21h30.
Leo Middea escolheu Portugal para viver há 7 anos: o músico proclama o seu amor às cidades e bairros portugueses através de canções como “Lisbon, Lisbon”, “Bairro da Graça” ou “Freguesia de Arroios”. Cinco discos e dez anos depois da primeira digressão na Argentina, apenas com 18 anos e uma guitarra como companhia, o músico é considerado um dos mais promissores nomes da MPB.
Natural do Rio de Janeiro, gravou em Lisboa os discos “Vicentina” (2020), com produção de Paulo Novaes e participação do cantor português Janeiro, e “Beleza Isolar” (2020). Com o primeiro disco na mão “Dois” (2014), aos 18 anos de idade, iniciou a sua jornada musical em Buenos Aires realizando cerca de 23 concertos pela Argentina no ano de 2015. Já no ano seguinte o seu segundo disco “A Dança do Mundo” (2016) esteve presente em diversas seleções de melhores discos do ano e obteve críticas positivas da imprensa brasileira e portuguesa. A música “Meu Público” fez parte do FENAC – Festival Nacional da Canção (BR). Reconhecido como um dos grandes nomes da música brasileira em Portugal, Middea foi convidado para fazer parte das celebrações oficiais do Bicentenário da Independência do Brasil.
Em 2023, o jovem artista deu 65 concertos em 8 países distintos e 3 continentes. Em Junho do mesmo ano editou o seu 5º álbum “Gente” que conta com a participação especial de Mallu Magalhães em “Borboleta Efeito” e de Curandeira e Béesau. “Gente” atingiu 1 milhão de streamings um mês depois do seu lançamento.
Entre os períodos de sucesso na sua varanda durante a pandemia, salas esgotadas em Londres, Amsterdão, Rio de Janeiro, São Paulo, Paris ou Lisboa e mais de 10 milhões de streamings só na plataforma digital Spotify, o cantor e compositor tem consolidado a sua carreira na Europa e no Brasil.