Ladies & Gentlemans… “Here’s Little Richard”

“Here’s Little Richard”… era assim que em 1957 era anunciado ao mundo o álbum de estreia daquele que seria um dos arquitectos do Rock & Roll, Little Richard. O disco seria editado pela Specialty nos Estados Unidos e rapidamente nesse mesmo ano chagava a destinos tão distantes como Africa do Sul, Brasil, Australia e claro Grã Bretanha.

Here’s Little Richard” era um álbum constituído por 12 faixas entre as quais se destacavam 2 temas, que ficaram na história da música, “Tutti-Frutti” e “Long Tall Sally”, editadas em single em 1956.
De seu nome Richard Wayne Penniman, era originário da Georgia onde nasceu a 5 de Dezembro de 1932 no seio de uma família numerosa.
O pai entre várias ocupações, era diácono na igreja local e foi a igreja que abriu as portas para a música de Little Richard com o gospel a marcar presença nas suas primeiras incursões musicais.
Seria a influencia de Ike Turner a levar Richard para o piano. No inicio dos anos 50 grava na numa radio local 8 temas que são enviados para a RCA Victor, editora que editaria o seu primeiro single, “Taxi Blues” / “Every Hour” em 1951.
O blues ao rock, esse género maldito para muitos, foi o passo seguinte numa caminhada consagrada com a edição do álbum de estreia “Here’s Little Richard”.

Ao longo de 2 secadas gravaria cerca de 2 dezenas de álbuns de originais bem como algumas dezenas de singles onde entre eles se destacava o clásscio “Good Golly Miss Molly”.

Morre este sábado, 9 de Maio em Nashville, cidade do country e do blues que acompanhou a sua vida ao longo de 88 anos

Partilha