La Scortecata de Emma Dante sobe ao palco do Teatro Carlos Alberto

Duas cadeiras, uma porta e um castelo em miniatura bastam para que os atores Salvatore D’onofrio e Carmine Maringola recriem um dos 50 contos narrados em cinco dias da coletânea de Giambattista Basile, O Conto dos Contos (1646). Com texto e encenação de Emma Dante, o espetáculo La Scortecata vai estar em cena no Teatro Carlos Alberto (TeCA), nos dias 24 e 25 de novembro, para apresentar uma visão hilariante, mas ao mesmo tempo cruel, do envelhecimento e da solidão.

 

Carolina e Rusinella são duas irmãs quase centenárias que mal se suportam, embora não possam viver uma sem a outra. Para passarem o tempo e contornarem a sua solidão, vão encenando a fábula As Duas Velhas. Na sua recriação, vão tomando o papel das duas velhas, assim como do rei que se enamora pela voz de uma delas, tomando-a por uma jovem.

E se o conto de Basile acaba com um “e viveram felizes para sempre…”, na vida infeliz destas duas irmãs o final do “espetáculo” não se adivinha assim. Na sua reescrita, Emma Dante encerra uma certa crueldade do dialeto napolitano, evocando o teatro da feira e a commedia dell’arte.

 

La Scortecata estreou-se em 2017, no Spoleto – Festival Dei Due Mondi, em Itália.

 

Partilha