“La migration des bancs de sardines”

A Adorna Corações recebe, na cidade do Porto, Encre fertile com o seu projecto “La migration des bancs de sardines”, de 11 de abril a 4 de maio de 2019.

Encre fertile, um binómio de artistas bretãs. Erika Raio gosta das técnicas mistas e Mélanie Busnel prefere o grafismo e a colagem. As duas artistas são colecionadoras de papéis e arquivos. As duas reforçam-se pelas diferenças que as complementam. As duas realizam a quatro mãos uma nova perspetiva artística com a assinatura Encre fertile.

Desejosas de romper com a solidão do ateliê, deixaram seduzir-se pelo carácter nómada da Street Art. Desde então, semeiam “grão de macadam” em França e pelo mundo.

O Adorna Corações apresenta a exposição La migration des bancs de sardines que constitui um arquivo de fotografias pessoais de viagens desde o sudoeste da Bretanha a Marrocos e de retratos de vernaculares do início de Século, intervenções de cor e matéria que dão lugar a uma ficção, a imagens das campanhas de pesca da sardinha.“Quisemos brincar com o eco do passado ao transpor as fotografias de varinas estereótipo solene para o contexto estrangeiro”. Este trabalho fotográfico é também pictórico, gráfico. Estabelece um paralelo entre a cultura e a memória da identidade, que interroga.

A exposição será composta por dois tempos:

– Dia 13 de abril inauguração de um mural street art na fachada e no interior da Galeria Adorna Corações, com a presença das artistas

– Dia 4 de maio inauguração da exposição composta por uma série de obras multidisciplinares, executadas a partir de bases fotográficas datadas

 

A exposição incorpora a programação do MIP (Mês da Imagem do Porto) e estará patente de 13 de abril a 15 de junho de 2019, nas instalações da Galeria, na Rua do Rosário, nº. 147, 4050-309 Porto.

Partilha