JP Coimbra é-nos mais conhecido por ter sido o mentor de um dos projetos pop com mais sucesso em Portugal, os Mesa assim como ser colaborador habitual dos Três Tristes Tigres. Contudo, nesta sua primeira aventura a solo, todo o universo pop é retirado para acedermos a um novo classicismo aliado à eletrónica. “From Afar” é o single de avanço.
Nas palavras de JP Coimbra “este single é realmente diferente de tudo aquilo que fiz no passado, no entanto, vai de encontro a algo que eu sempre procurei fazer que é utilizar várias sonoridades em cada canção e, essa ideia pude levar mais longe com o Vibra”.
“From Afar” (assim como o restante álbum “Vibra”), pode ser catalogado como Modern Classic. Categoria que JP Coimbra não rejeita por inteiro mas “acho que toda a música é difícil de catalogar. É algo completamente abstrato. Mais abstrato que a pintura por exemplo. No caso deste tema, não é uma canção mas tem uma narrativa, não tem uma voz mas tem instrumentos que transportam as melodias… E depois, existem elementos que vou buscar à música clássica, à eletrónica e que tento conjugar num bolo sonoro que seja coerente.”
Quanto à inspiração para o From Afar? O compositor JP Coimbra diz-nos que “surgiu da própria introdução do tema que foi feita com o silenciador que os pianos verticais trazem. Esse silenciador tem um feltro que abafa o som para podermos tocar em casa sem incomodar os vizinhos. Mas eu gosto muito desse som. Escolhi este single como primeira amostra do disco porque é representativo da minha ideia de agregar vários géneros musicais num só tema. Foi a partir dele que percebi que tinha encontrado uma linguagem e, que essa linguagem me iria permitir construir todo um disco.”
“From Afar” já está disponível em todas as plataformas digitais.