Jorge Palma apresentou as suas canções vestidas de gala numa noite inesquecível, integrada na programação do Lisboa na Rua 2020 da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC. Passavam poucos minutos das 21h30 quando subiu ao palco do Castelo S. Jorge para se juntar à Orquestra de Câmara composta por 14 elementos, propositadamente constituída e dirigida pelo Maestro Cesário Costa para dar vida aos arranjos que os compositores e pianistas, Filipe Melo e Filipe Raposo, escreveram para o concerto de celebração do 70.º aniversário de Jorge Palma.
Além deste elenco de luxo, juntou-se a Jorge Palma uma convidada especial. Cristina Branco cantou, em dueto, “Estrela do Mar“, numa versão intensamente interpretada por ambos e também vivida pelo público que aplaudiu efusivamente.
As cerca de duas horas do concerto de celebração culminaram com Jorge Palma a receber a Medalha Municipal de Mérito Cultural pela mão do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina. “Só foi para mim uma surpresa ter que fazer 70 anos para receber a medalha de Mérito Cultural” sublinhou o autarca que convidou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontrava na plateia, a subir ao palco.
Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de frisar que esta era a homenagem da cidade e que estaria em falta o reconhecimento nacional. “Hoje foi a homenagem da cidade de Lisboa, a seguir vai ser a homenagem nacional”, disse, demonstrando vontade em condecorar Jorge Palma.
Numa noite em que o céu teve um brilho mais forte, Jorge Palma viu o seu percurso e vida dedica à música serem reconhecidos. Aplaudido de pé por todos os presentes – concerto com lotação muito limitada devido à Covid-19 -, mas também por todos os que seguiram atentamente a transmissão nas redes sociais – mais de 100 mil visualizações em menos de 12 horas -, Jorge Palma agradeceu, emocionado, demonstrando estar realizado e feliz com a celebração em palco das suas “70 Voltas ao Sol”.
Fotografias: DR