Depois de “São Jorge”, editado em 2021, “Maçã D’Adão” é o segundo trabalho do fadista em nome próprio. Ele, que se tem revelado um artista multifacetado, trazendo à música o diálogo com a dança e com a história do Fado, nomeadamente com o projecto “Bate Fado” de Jonas & Lander.
A apresentação de “Maçã D’Adão“, em Lisboa, acontece a 14 de Setembro no Cineteatro Capitólio, num formato de concerto inédito e surpreendente, que conta já com vários espetáculos agendados em Portugal e no circuito internacional.
Ainda em Setembro, o fadista ruma a norte, onde apresentará “Maçã D’Adão” no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, no dia 27. A 29 de Outubro é a vez do Auditório dos Recreios da Amadora dar as boas vindas a Jonas, seguindo-se Águeda, Alcanena e Santarém a 2 de novembro (Centro de Artes de Águeda), 8 de novembro (Cine-Teatro São Pedro) e 16 de novembro (Teatro Sá da Bandeira), respectivamente. Até final de 2024, Jonas & Lander têm ainda duas digressões agendadas em França com o espetáculo “Bate Fado”.
É do desconhecimento quase generalizado que o Fado foi dançado durante quase metade da sua existência. Na Lisboa oitocentista esta dança com forte expressão social denominava-se “Fado Batido”, nome que advém do ato de sapatear, de bater com o pé no chão ao som do Fado.
Em “Maçã D’Adão“, Jonas continua a saga de “São Jorge” e “Bate Fado“, bebendo da inspiração do lado mais místico, esotérico e misterioso do Fado. Um projeto que, em tempos de conflito e intolerância, celebra toda a riqueza cultural presente nas sonoridades do Fado. Numa viagem sonora que navega por entre influências gitanas, ibéricas, mouriscas e afrobrasileiras, entre outras, este é um Fado que nos chega em toda a sua mundividência, um Fado que imerge às suas origens e resgata a dança extinta do Fado Batido.
🖋 redação / press release