O músico João Farinha, voz do projeto Fado Ao Centro, vai lançar um novo trabalho discográfico a solo. O disco estava previsto chegar em Setembro, no entanto, as medidas tomadas na sequência da Covid-19 levaram o músico a interromper as gravações em estúdio, adiando, assim, as perspectivas de lançamento para essa altura do ano. Apesar disso e com a maior parte das captações já realizadas, o músico decidiu levantar o véu sobre este trabalho e mostrou, nas redes sociais, um primeiro single “Embalando o menino“, durante o período da Páscoa, em pleno estado de emergência nacional.
A ideia foi acima de tudo transmitir um voto de esperança e de futuro para enfrentar estes tempos sombrios, pois segundo o artista:
“Eles são o melhor de nós! Eles, os filhos. Gente pequenina que nos faz seguir, sempre. Que nos obriga a avançar, que nos incita a sonhar, que nos faz ser maiores que nós, mais fortes, sempre! Por eles avançamos apesar do negrume da noite! Por eles desafiamos todas as trevas! Com eles somos inteiros, felizes, somos nós, todos, juntos e inteiros! E avançamos sem medo!
Neste “Embalando o menino”, fica o repto. A todos nós. O que é que importa, de facto, nas nossas vidas? O que é que nos torna humanos? O que é que nos faz ser gente?
Neste tema, duas homenagens sentidas e que nos dias que vivemos fazem mais sentido que nunca. A António Fragoso, o magnífico compositor que morreu cedo demais, aos 21 anos, em 1918, vítima da gripe pneumónica, e de quem o maestro Pedro Freitas Branco disse ter “a envergadura necessária para se tornar o maior compositor português de todos os tempos… E morrer aos 21 anos é quase não ter vivido”. Mas também à DOCE – Associação Nacional para Divulgar, Orientar, Combater e Enfrentar a Tay Sachs, uma doença rara que afeta o sistema nervoso central, é degenerativa e fatal. Porque a vida das nossas crianças importa e desistir não é opção!
Por isso, por nós, por todos, cantemos, cantemos sempre!”