João Canijo premiado Melhor Realizador no Festival de Cinema do Uruguai em Montevideo

Com a apresentação de “Mal Viver” e “Viver Mal” na Competição Internacional da 41ª edição do Festival de Cinema Internacional, organizado pela Cinemateca Uruguaya em Montevideo, João Canijo acaba de receber o Prémio Melhor Realizador.

 

Numa Competição de 11 filmes, de entre os quais obras assinadas por Jafar Panahi ou Ulrich Seidl,Mal Viver” foi destacado como um filme em que “a composição obsessiva dos planos e o desenvolvimento de um conceito sonoro não menos minucioso, são as marcas de um realizador que tem uma ideia de cinema e uma forma de a concretizar plano a plano. Os mecanismos dramáticos transferem de maneira quase directa a experiência das personagens para o espectador, efeito esgotante, mas esteticamente admirável”.

O júri era composto por Roger Koza (programador, Argentina), Manuel Nieto Zas (realizador, Montevideo), Alicia Migdal (escritora e jornalista, Uruguay)

João Canijo preside neste momento ao Júri do Festival de Cinema de Istambul, onde os filmes “Mal Viver” e “Viver Mal” são também apresentados. Depois da apresentação dos dois filmes em Competiçao no Festival de Berlim – de onde MAL VIVER saiu com o Urso de Prata – Prémio do Júri, e desta consagração em Montevideo, os filmes têm já muitos outros festivais na sua circulação internacional, nomeadamente em Espanha, Alemanha, Áustria, e diversos festivais na América Latina e Extremo-Oriente. A divulgação internacional é da responsabilidade da Portugal Film, Agência Internacional de Cinema Português.

 

Recorde-se ainda que em Portugal, “Mal Viver” e “Viver Mal” terão em breve a sua antestreia na Competição Nacional do IndieLisboa (sábado 29 de Abril), a que se seguirá a antestreia na cidade do Porto (domingo 7 de Maio no Batalha Centro de Cinema).

Os dois filmes estrearão depois em mais de vinte cinemas de todo o país, a 11 de Maio.

Partilha