A Câmara Municipal de Matosinhos e a Orquestra Jazz de Matosinhos apresentam a 4.ª edição do ciclo de concertos “Jazz na Real Vinícola” dias 17 e 25 de junho, com Carlos Bica e Azul e o multi-instrumentista brasileiro António Loureiro, respetivamente
Na praça da Real Vinícola, em Matosinhos, a Orquestra Jazz de Matosinhos partilha o palco com Carlos Bica, uma das grandes referências do jazz português, e o trio Azul composto pelo guitarrista alemão Frank Möbus e o baterista norte-americano Jim Black. Ao vivo, dia 17, às 18h00, as composições do contrabaixista português radicado em Berlin, serão apresentadas com arranjos para big band da autoria de Carlos Azevedo, Pedro Guedes e Telmo Marques. A intensa comunicação entre os três músicos e a originalidade do repertório, com referências a diferentes géneros (do rock à pop passando pela música tradicional), trouxe-lhes o reconhecimento que se tem mantido ao longo dos cinco discos já editados.
Este concerto terá direcção musical de Pedro Guedes.
Dia 25, a estreia da Orquestra Jazz de Matosinhos com o compositor e multi-instrumentista brasileiro António Loureiro, às 18h30. Uma referência da nova geração da música brasileira e da cena internacional. Com influências que vão da MPB ao jazz, do rock progressivo à improvisação livre ou até às partituras contemporâneas de tradição erudita, a música de António Loureiro fascina plateias em todo o mundo. Na primeira vez que vai partilhar o palco com uma big band, António Loureiro apresentará um repertório diverso da sua autoria com arranjos de Guillermo Klein, Catarina Ribeiro, Rafael Martini, Samuel Gapp, Carlos Azevedo, Daniel Bernardes e do próprio, especialmente encomendados para a ocasião.
Filho de músicos, começou cedo a tocar piano. Natural de Belo Horizonte, atua desde os 12 anos e é, hoje, um dos músicos mais requisitados no Brasil, a par de Toninho Horta, Chico Amaral ou Juarez Moreira.
Este concerto, onde António Loureiro vai tocar piano e cantar, terá direcção musical José Pedro Coelho.
📸 Inês D’Orey