Na véspera da estreia em nome próprio no Capitólio, em Lisboa, iolanda revela o primeiro single de avanço do seu novo EP. “CALMA” chega hoje ao YouTube oficial da artista, com um videoclipe gravado em Malmö, na Suécia, durante os 17 dias em que a artista participou na 68.ª edição da Eurovisão.
A nova canção ficará disponível em todas a plataformas de streaming esta sexta-feira, 24 de maio, mas até lá, será ainda apresentada pela primeira vez ao vivo nos dois espetáculos esgotados no Capitólio, que acontecem, amanhã e depois (22 e 23 de maio).
O videoclipe conta com a participação de alguns dos artistas presentes, entre eles o suíço Nemo, vencedor desta edição, o inglês Olly Alexander, a artista grega Marina Satti, a dupla finlandesa Windows95man e Henry, a eslovaca Raiven, Bambie Thug, da Irlanda, a artista de malta, Sarah Bonnici, e ainda Ladinava, da Arménia.
O novo single de iolanda marca o início de uma nova era. “CALMA” fala de uma miúda com um sonho. De fazer música, de ser cantora e de espalhar uma mensagem de amor pelo que se quer conquistar. Fala da vontade de lutar para chegar onde se quer, mesmo com todas as adversidades e todos os “nãos”. Numa perspectiva mais direta, aborda temas como o ter de trabalhar em várias áreas para conseguir juntar dinheiro para fazer músicas e a necessidade de viver o seu sonho a 100%, com um único objetivo, o de construir uma carreira sólida como cantora num país ainda dominado por homens.
O tema chave da canção centra-se na necessidade de viver o momento em que se encontra. Depois da Eurovisão, iolanda entra numa fase diferente da sua carreira, com o mesmo objetivo mas uma agenda mais atribulada. A pressão e a necessidade de dar resposta a tanta coisa à sua volta levam a cantora a evocar a palavra calma, porque também é preciso espaço para digerir as coisas.