Arranca esta quinta feira, 21 de Janeiro, mais uma edição do concurso Novos Talentos FNAC que pretende desencadear uma verdadeira explosão de talento nacional em 6 eixos da cultura nacional. Música, escrita, fotografia, cinema, ilustração e videojogos são as categorias a concurso e o desafio é para todos os apaixonados por uma destas áreas.
Apesar das circunstâncias atuais, a FNAC apela a que os portugueses aproveitem este tempo de confinamento da melhor forma e deixem o talento irromper, sem limites para a criatividade. As inscrições são gratuitas e decorrem através da plataforma disponível no site oficial dos Novos Talentos FNAC, até 30 de abril 2021.
Este ano a FNAC apresenta uma novidade para os amantes de gaming: uma nova categoria dedicada aos Videojogos. Para a candidatura é necessária a entrega de uma build do jogo jogável para PC/MAC, um trailer do jogo e ainda 3 minutos de vídeo de gameplay do mesmo. Os 3 premiados terão os seus projetos integrados nas plataformas de comunicação da FNAC, com a possibilidade de download do videojogo. O grande vencedor receberá também um monitor HP OWEMN X25, uma licença de 1 ano Unity (Lockwood) e verá ainda a criação do seu jogo exposta nos fóruns FNAC.
O painel de jurados desta nova categoria será representado por Ricardo Flores (Diretor da Lockwood Publishing Lisboa), Isaque Sanches (Coletivo A Ludoteca), André Santos (Jornalista FutureBehind) e Alexandre Barbosa (Jornalista e Diretor Assistente).
Na Música, os concorrentes são convidados a apresentar um tema original, habilitando-se à oportunidade de atuar no festival FNAC LIVE ́21. Os 3 temas distinguidos vão ainda integrar o CD Novos Talentos FNAC 2021.
A atribuição destes prémios será da responsabilidade de Henrique Amaro (radialista), Lia Pereira (jornalista), Luís Oliveira (radialista) e Rui Miguel Abreu (jornalista).
Para a categoria Cinema, basta enviar uma curta-metragem de ficção, experimental, híbrido, documentário ou animação com o máximo de 8 minutos.
As 3 curtas premiadas serão exibidas publicamente e o vencedor recebe ainda um workshop na Universidade Lusófona. O júri desta categoria é composto pelos realizadores Tiago Guedes e Margarida Cardoso, Paulo Trancoso (Academia Portuguesa de Cinema) e Paulo Viveiros. (professor de Cinema e Artes dos Media, da Universidade Lusófona).
Na Fotografia é pedido um portfolio de no mínimo 12 fotografias, que será avaliado por Mário Cruz (vencedor do World Press Photo 2016), Augusto Brázio (fotógrafo), Francisco Feio (professor de fotografia) e Sérgio B. Gomes (jornalista do Público).
Os três projetos destacados terão a sua obra exposta nos fóruns FNAC.
Na categoria de Escrita, pede-se um conto literário original até 12.000 caracteres (incluindo espaços). Os autores destacados verão os seus contos publicados no livro Novos Talentos FNAC 2021, receberão um workshop na Escrever Escrever e também um eReader Kobo Nia. A decisão dos vencedores fica a cargo dos escritores Afonso Cruz, Dulce Maria Cardoso, João Tordo e Conceição Garcia (diretora da Escrever Escrever).
Por último, na Ilustração a candidatura é feita através do envio de 3 imagens, todas elas originais. As ilustrações dos 3 distinguidos, além de expostas nos fóruns FNAC, serão também impressas nos marcadores de livros FNAC. O vencedor receberá também um monitor HP U28 4K. Os lugares do pódio ficarão a cargo do painel de jurados: Leonor Zamith, Bernardo Carvalho, Catarina Sobral e João Fazenda.