Inscrições abertas para os Novos Talentos FNAC 2021

Arranca esta quinta feira, 21 de Janeiro, mais uma edição do concurso Novos Talentos FNAC que pretende desencadear uma verdadeira explosão de talento nacional em 6 eixos da cultura nacional. Música, escrita, fotografia, cinema, ilustração e videojogos são as categorias a concurso e o desafio é para todos os apaixonados por uma destas áreas.

 

Apesar das circunstâncias atuais, a FNAC apela a que os portugueses aproveitem este tempo de confinamento da melhor forma e deixem o talento irromper, sem limites para a criatividade. As inscrições são gratuitas e decorrem através da plataforma disponível no site oficial dos Novos Talentos FNAC, até 30 de abril 2021.

 

Este ano a FNAC apresenta uma novidade para os amantes de gaming: uma nova categoria dedicada aos Videojogos. Para a candidatura é necessária a entrega de uma build do jogo jogável para PC/MAC, um trailer do jogo e ainda 3 minutos de vídeo de gameplay do mesmo. Os 3 premiados terão os seus projetos integrados nas plataformas de comunicação da FNAC, com a possibilidade de download do videojogo. O grande vencedor receberá também um monitor HP OWEMN X25, uma licença de 1 ano Unity (Lockwood) e verá ainda a criação do seu jogo exposta nos fóruns FNAC.

O painel de jurados desta nova categoria será representado por Ricardo Flores (Diretor da Lockwood Publishing Lisboa), Isaque Sanches (Coletivo A Ludoteca), André Santos (Jornalista FutureBehind) e Alexandre Barbosa (Jornalista e Diretor Assistente).

 

Na Música, os concorrentes são convidados a apresentar um tema original, habilitando-se à oportunidade de atuar no festival FNAC LIVE ́21. Os 3 temas distinguidos vão ainda integrar o CD Novos Talentos FNAC 2021.

A atribuição destes prémios será da responsabilidade de Henrique Amaro (radialista), Lia Pereira (jornalista), Luís Oliveira (radialista) e Rui Miguel Abreu (jornalista).

 

Para a categoria Cinema, basta enviar uma curta-metragem de ficção, experimental, híbrido, documentário ou animação com o máximo de 8 minutos.

As 3 curtas premiadas serão exibidas publicamente e o vencedor recebe ainda um workshop na Universidade Lusófona. O júri desta categoria é composto pelos realizadores Tiago Guedes e Margarida Cardoso, Paulo Trancoso (Academia Portuguesa de Cinema) e Paulo Viveiros. (professor de Cinema e Artes dos Media, da Universidade Lusófona).

 

Na Fotografia é pedido um portfolio de no mínimo 12 fotografias, que será avaliado por Mário Cruz (vencedor do World Press Photo 2016), Augusto Brázio (fotógrafo), Francisco Feio (professor de fotografia) e Sérgio B. Gomes (jornalista do Público).

Os três projetos destacados terão a sua obra exposta nos fóruns FNAC.

 

Na categoria de Escrita, pede-se um conto literário original até 12.000 caracteres (incluindo espaços). Os autores destacados verão os seus contos publicados no livro Novos Talentos FNAC 2021, receberão um workshop na Escrever Escrever e também um eReader Kobo Nia. A decisão dos vencedores fica a cargo dos escritores Afonso Cruz, Dulce Maria Cardoso, João Tordo e Conceição Garcia (diretora da Escrever Escrever).

 

Por último, na Ilustração a candidatura é feita através do envio de 3 imagens, todas elas originais. As ilustrações dos 3 distinguidos, além de expostas nos fóruns FNAC, serão também impressas nos marcadores de livros FNAC. O vencedor receberá também um monitor HP U28 4K. Os lugares do pódio ficarão a cargo do painel de jurados: Leonor Zamith, Bernardo Carvalho, Catarina Sobral e João Fazenda.

 

Partilha