“In Appropriate Use of Dangerous Tools”, o álbum de estreia de Foggy, marca uma fase de transição importante na vida do músico, em Lisboa, quando começa a trabalhar como moderador de vídeos para o TikTok, ainda em tempos de pandemia.
Esta experiência nasceu da necessidade de garantir meios de sobrevivência, mas nunca perdendo o foco na sua verdadeira prioridade: a criação e produção de música.
“Inappropriate Use of Dangerous Tools” é uma frase tipo na plataforma TikTok que é utilizada quando é preciso bloquear da Web os vídeos em que aparece alguém a usar facas ou objectos perigosos sem razão. É este o ponto de partida para Foggy que, fazendo uso conceptual do título, segue para um imaginário paralelo em que as Drum Machines e os Synths representam os tais “objetos perigosos e proibidos” operando, ao longo dos vários temas do álbum, uma reflexão sobre a constante vertigem entre bem e mal, tão vincada e presente no mundo em que vivemos.
A música de Foggy é uma procura contínua de sons e atmosferas inspiradas na música electrónica do norte da Europa e em ritmos que nos levam para um mundo aparentemente sem barreiras culturais e artísticas.
O repertório de Francesco Pintaudi mistura várias línguas (italiano, inglês, português, francês, espanhol, grego…) e vozes devido, e graças, à colaboração de diferentes intérpretes e autores que contribuem com a sua própria originalidade para o projecto. Com uma leve melancolia, reveladora em parte do seu ser, Foggy convida o ouvido para a simples beleza das coisas e fá-lo através duma linguagem clara e simples, que flutua docemente entre as notas intrigantes da sua música.
“In Appropriate Use of Dangerous Tools” vai ser apresentado ao Vivo no dia 25 de Março no Arroz Estúdios (Beato, Lisboa)